MPAM recomenda proteção de animais de rua em Santa Isabel do Rio Negro

Foto: Divulgação

Destacando a necessidade urgente de adoção de medidas de proteção aos animais em situação de rua, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Isabel do Rio Negro, emitiu uma recomendação ao município, a fim de solicitar a promoção de políticas públicas e cuidados básicos aos animais abandonados, incluindo tratamentos de saúde, castração e alimentação aos mais debilitados.


Recém-chegado à comarca, o promotor de Justiça Paulo Fernandes Júnior relatou ter percebido a presença de cachorros em situação de rua no porto assim que desembarcou no município para iniciar suas atribuições. “Nos dias seguintes, ao percorrer o centro urbano, constatei que havia muitos outros animais, a maioria subnutridos, não limitados apenas ao porto”, relatou o promotor.

Foto: Divulgação

Ele ressaltou também que a questão não é apenas de bem-estar animal, mas também de saúde pública. Em vista disso, foi instaurado o procedimento administrativo nº 266.2024.000013 para acompanhar as ações do município em resposta à situação. Além disso, o MPAM emitiu uma recomendação contendo diversas medidas a serem adotadas, como campanhas de castração e a criação de um espaço público para fornecimento de água e comida aos animais de rua.

Entre as medidas recomendadas, destaca-se ainda a criação de um projeto de lei municipal para estabelecer políticas públicas de proteção aos animais. As ações propostas incluem a criação de um local adequado para o atendimento emergencial, tratamento, esterilização, vacinação e reabilitação dos animais, além de campanhas de educação sobre guarda responsável e sanções para maus-tratos.

Foto: Divulgação

A recomendação também estipula um prazo de 30 dias para a realização de um mutirão de castração e a criação de um espaço público para alimentação e hidratação dos animais. A prefeitura tem 180 dias para responder às medidas adotadas e deve divulgar amplamente a recomendação entre as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.

A proteção dos animais é uma responsabilidade de toda a população, não apenas de Santa Isabel do Rio Negro, e a prática de maus-tratos é considerada crime, com pena de até cinco anos de reclusão, de acordo com o promotor de Justiça Paulo Fernandes Medeiros Júnior.

Artigo anteriorPolícia apreende cerca de 12 kg de drogas escondidos dentro de embarcação, em Coari
Próximo artigoCosama distribui 572 mil copos temáticos com água tratada no Festival de Parintins 2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui