MT: Custo da construção sobe em agosto, e tem a maior alta do País

Construção, em Mato Grosso, o mais caro do Brasil/Foto: Sérgio Brustolin

Construção, em Mato Grosso, o mais caro do Brasil/Foto: Sérgio Brustolin
Construção, em Mato Grosso, o mais caro do Brasil/Foto: Sérgio Brustolin

O custo médio da construção civil em Mato Grosso cresceu quase 5% em agosto, na comparação com julho, e encerrou o mês em R$ 933,87 o metro quadrado para projetos básicos. Foi a maior variação dentre os estados brasileiros, influenciada especialmente pela pressão dos reajustes salariais do setor.

A conclusão é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi). Ao todo, quatro unidades da federação apresentaram aumentos significativos no índice para agosto. Além de Mato Grosso houve variação para mais em Goiás (3,45%), Amazonas (2,69) e Paraná (2,06%), mostrou o órgão.

Apenas neste ano, Mato Grosso acumula crescimento de 5,67% nas despesas médias para construção. No acumulado de 12 meses ultrapassou os 11% (11,24%). De acordo com o IBGE, tais percentuais levam em conta a chamada desoneração na folha de pagamento.

Sem a desoneração o índice Sinapi apresentaria alta de 4,99% para agosto, outros 5,80% ao longo do ano e 11,70% no acumulado de 12 meses.

Brasil

No país o Índice Nacional da Construção Civil, calculado pelo IBGE, apresentou variação de 0,52% em agosto, indo a R$ 901,50, considerando as desonerações pelas empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui