Municípios continuam recebendo suporte avançado de vida do Governo do AM

Foto: Rodrigo Santos/Susam

O Governo do Amazonas continua equipando os municípios do interior com aparelhos de suporte avançado de vida, quase triplicando as Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Nesta quinta-feira (25/06), a secretária de Estado de Saúde (Susam), Simone Papaiz, esteve em Maués para a entrega de mais dois leitos de UCI ao município, além de um leito para Boa Vista do Ramos.

De acordo com a secretária, os municípios, com o apoio da Susam, fortaleceram a assistência à população com o aumento de 49 para 114 leitos em 80% do interior. “O Governo do Estado vem, com essa parceria, apoiar o município e fazer com que o hospital tenha condições de manter pacientes com o agravamento clínico estabilizado até que seja possível efetuar a transferência, se não houver melhora no quadro”, afirmou.

Foto: Rodrigo Santos/SusamA titular da Susam também destaca que a implantação das UCIs no interior refletiu na redução das solicitações de transferências de pacientes para a capital.

Após a pandemia, segundo a secretária, os equipamentos de suporte avançado vão ser um legado para os municípios, uma vez que 100% dos municípios polos e do Alto Solimões já possuem leitos de UCI.

Redução de casos – As ações do Governo do Estado em levar infraestrutura para os municípios se refletem na redução nos números de casos e de óbitos por conta de Covid-19 nos municípios. A avaliação é da diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto, que aponta uma redução de 33% no número de casos da doença no interior do estado, no período de 31 de maio a 14 de junho.

Os casos de óbitos também registraram queda de 88% no interior, segundo Rosemary Pinto. “Com relação aos óbitos, o maior número que tivemos no interior foi na semana que começou no dia 3 de maio, com um registro de 153 óbitos. Na semana passada tivemos o registro de 12 óbitos no interior, o que gera uma redução no número de óbitos da ordem de 88%”.

Foto: Rodrigo Santos/Susam

Maués – Para o secretário municipal de Maués, Franmartony Firmo, os leitos de UCI são um presente no dia do aniversário da cidade. “Hoje eles trazem um presente pra Maués, trazem um abraço e um presente do governador Wilson Lima para o nosso município, que são dois leitos de UCI completos”, disse.

O secretário executivo de Atenção Especializada ao Interior da Susam, Cássio Espírito Santo, que também acompanhou a entrega dos leitos, salientou que, além da entrega dos equipamentos, as equipes recebem treinamento para o manuseio, algo que tem sido oferecido a todos os municípios que têm recebido os equipamentos por parte do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui