Municípios da Amazônia recebem reconhecimento público da Unicef

Foto: Reprodução

Cento e sessenta municípios da Amazônia recebem, nesta quinta-feira (17), o reconhecimento público do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).


Os municípios da Amazônia Legal Brasileira que fazem parte do Selo UNICEF (2017-2020) e que alcançaram a meta de (re)matrículas da Busca Ativa Escolar, estratégia para o enfrentamento da exclusão escolar que vem sendo implementada de norte a sul do Brasil.

Nos nove estados que compõem o território da Amazônia Legal Brasileira, 160 municípios cumpriram a meta de (re)matrículas estipuladas com base nos dados do Censo Escolar (INEP/MEC) e garantiram acesso à educação para mais de 21 mil crianças e adolescentes. Em todo o país, 672 municípios receberão o reconhecimento público.

“Ao fortalecer uma série de ações integradas e focadas na garantia do direito à educação, esses municípios conseguiram fazer uma diferença enorme na vida de meninos e meninas que, até então, estavam excluídos do processo de aprendizagem e do acesso à educação formal”, enfatizou a coordenadora do Unicef para a Amazônia Legal Brasileira, Anyoli Sanabria.

Estar na escola, aprendendo, é essencial para meninas e meninos. Nestes quatro anos, 90% (1.735) dos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido Brasileiro que participaram do Selo Unicef implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, indo atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola e tomando as medidas necessárias para a (re)matrícula e a manutenção da sua aprendizagem.

Além disso, 573 municípios realizaram ações para diminuir o número de crianças e adolescentes com dois ou mais anos de atraso escolar. E outros 683 capacitaram professores sobre inclusão de crianças e adolescentes com deficiência, por meio de práticas de esporte educacional seguro e inclusivo.

 

Artigo anteriorHomem que jogou bebê de dois meses em igarapé tem prisão preventiva decretada
Próximo artigoDeputado renuncia ao mandato dia 31 para assumir Prefeitura de Iranduba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui