Na abertura da Semana do Auditor diretor do IPEA aborda justiça fiscal

Palestrante José Celso Junior/Foto: Divulgação
Palestrante José Celso Junior/Foto: Divulgação
Palestrante José Celso Junior/Foto: Divulgação

O economista José Celso Pereira Cardoso Júnior, Diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), disse que a justiça fiscal deve combinar a eficiência da arrecadação com critérios como eficiência e eficácia do gasto pública, como palestrante da VIII Semana do Auditor, abordando o tema “Justiça Fiscal: em defesa da sociedade”, realizada ontem, terça-feira (16), no auditório da Sefaz-AM.

Cardoso explicou que o sistema tributário brasileiro ainda arrecada mais dos mais pobres, quando a cobrança deveria ser proporcional à riqueza. “É uma distorção do sistema tributário brasileiro”, observou.


A Semana do Auditor é realizada pelo Sindicato dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Sindifisco-AM), Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Affeam) e Escola de Administração Tributária (Esata), em homenagem ao Dia do Auditor Fiscal de Tributos Estaduais (21 de Setembro).

A palestra marcou a abertura oficial do evento, contando com a presença do secretário de Estado da Fazenda, Afonso Lobo; do superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, e dos presidentes do Sindifisco-AM, Maurício Belém, da Affeam, Jeroniza Albuquerque, e da Febrafite, Roberto Kupski.

Durante o evento foi feita homenagem ao presidente da Febrafite, Roberto Kupski, e ao auditor fiscal da  Secretaria de Estado de Fazenda – MG,  Wagner Pinto Domingos, acometido pela Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que receberam o título de “Associado Honorário”. O evento encerrou com palestra sobre “Relações Interpessoais no Trabalho e na Vida” e com a solenidade de aposição do quadro do auditor fiscal Eliezer Batista de Aquino na galeria de ex-presidentes da Affeam.

Artigo anteriorSeminário da UEA apresenta bioprótese de pé e tornozelo, em madeira
Próximo artigoA produção do AM perde até 40% por falta da conclusão da BR-319

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui