Defesa Civil intensifica ações contra a emergência climática no Amazonas e Pará

Agência Gov _ Via Secom_PR

O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, intensificou as ações da Defesa Civil Nacional nos 62 municípios amazonenses prejudicados pela forte estiagem e incêndios florestais. A pasta escalou uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) para oferecer apoio estratégico e operacional ao governo do Amazonas, buscando mitigar os impactos causados pelas mudanças climáticas na região. Além disso, outras duas equipes foram enviadas ao Pará.


No Amazonas, a equipe vem realizando reuniões com os principais órgãos do governo estadual, incluindo secretarias de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, com foco em identificar as necessidades mais urgentes. As demandas incluem ajuda humanitária, fornecimento de equipamentos de proteção individual, apoio logístico para atender as comunidades mais remotas, entre outras.

Duas equipes do Gade também foram mobilizadas para prestar apoio aos municípios do Pará. Uma vai atuar em Belém e nas cidades vizinhas e a outra foi deslocada para Santarém, que sofre com a redução drástica dos níveis dos rios Tapajós e Amazonas, essenciais para a vida econômica e social da região. A equipe chegou ao município para alinhar as estratégias de resposta ao desastre e realizar visitas a diversas comunidades afetadas pela estiagem.

Artigo anteriorAdolescente que matou homem por conta de R$ 10 reais é apreendido em Tefé
Próximo artigoOMS aprova vacina contra mpox para adolescentes de 12 a 17 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui