
A gari Solange Ribeiro Chagas, de 27 anos, concluiu o ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e surpreendeu ao ser aprovada em dois cursos superiores em universidades federais: odontologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e licenciatura em computação pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A moradora do Tocantins também chegou a ser aprovada na primeira fase do vestibular de medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA).
De acordo com o G1, Solange parou de ir para a escola em 2007, quando ainda estava no primeiro ano do ensino médio, pois precisava trabalhar e ajudar no sustento da família.
Em 2015, Solange e o marido fizeram o concurso de gari da Prefeitura de Almas. Ambos foram aprovados e se mudaram para a cidade.
No ano seguinte, ela resolveu voltar à escola. “Eu estava muito atrasada, três filhos menores para criar, de 9, 6 e 5 anos. Então decidir fazer pelo EJA e concluiu o ensino médio em dezembro do mesmo ano”, explicou.

Este ano, Solange foi aprovada no vestibular do Instituto Federal do Tocantins, câmpus de Dianópolis, para licenciatura em computação. Poucos meses depois de começarem as aulas, ela foi aprovada na Universidade Federal de Santa Catarina para o curso de odontologia, na cota para quilombola. E decidiu trancar o curso de computação para cursar odontologia.
Fonte: Notícias ao Minuto