Nova Lei pode impulsionar reciclagem no Brasil com fim da importação de resíduos sólidos

Foto: Recorte

Foi aprovado pelo Senado, nesta terça-feira (17), a proibição da importação de resíduos sólidos, como plástico, papel, vidro e metal.


A proposta altera a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevista na Lei 12305.

O projeto de lei aprovado, de autoria do senador Weverton (PDT-MA), segue agora para sanção do presidente da república, que possui até 15 dias úteis para a decisão.

Entre 2023 e 2024, pelo custo de US$ 322 milhões, mais de 70 mil toneladas de materiais sólidos foram importados no país, segundo dados da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema).

O autor do projeto reforça a necessidade da proibição de importação dos materiais, que segundo ele, é justificada pelo fato que o Brasil recicla apenas 4% do lixo que gera, mas mantém a importação de toneladas de resíduos sólidos, também segundo dados da Abrema.

O projeto recebeu duas emendas na Comissão de Meio Ambiente (CMA), ou seja, alterações no texto.

Uma delas permite a importação de resíduos utilizados na transformação de minerais estratégicos, incluindo metais para a indústria de transformação.

Outra alteração também foi a exclusão dos pneus como resíduos autorizados para importação ao setor de autopeças.

Autopeças

O projeto permite que o importador e o fabricante de autopeças importem resíduos sólidos derivados de produtos previamente exportados, desde que possuam fins de logísticas reversa e reciclagem integral.

Fonte: CNN Brasil

Artigo anteriorÓrgãos deverão garantir proteção de território quilombola em Itacoatiara
Próximo artigoLula sanciona lei para criação do cadastro nacional de animais domésticos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui