TCEAM
Início Amazonas Novo concurso para a Guarda Municipal será lançado em 2026, anuncia prefeito...

Novo concurso para a Guarda Municipal será lançado em 2026, anuncia prefeito David Almeida

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

A segurança pública de Manaus terá um novo reforço nos próximos anos. O prefeito David Almeida confirmou, nesta segunda-feira (19/5), que a Prefeitura realizará um novo concurso para a Guarda Municipal, com edital previsto para o primeiro semestre de 2026. O anúncio foi feito durante a entrega do novo Núcleo de Operações da corporação, que integra o plano de descentralização da segurança preventiva no município.

“Dia 12 de agosto, nós vamos iniciar o curso de formação de mais 150 guardas municipais do cadastro reserva, e eu já anuncio mais um concurso público da prefeitura, que são mais guardas para a Guarda Municipal. Vamos definir apenas o número de guardas que iremos contratar. Provavelmente, teremos um bom número”, declarou o prefeito durante coletiva de imprensa no local.


O novo concurso faz parte de uma estratégia contínua de expansão do efetivo e fortalecimento da atuação da Guarda Municipal nas ruas da cidade. Atualmente, a gestão trabalha para alcançar, até o fim deste ano, cerca de 500 guardas armados em atividade — resultado da convocação de aprovados em concurso, formação continuada e estruturação da corporação.

A nova base inaugurada, localizada em área estratégica, integra o plano de descentralização das forças municipais, que prevê a implantação de seis bases operacionais até o fim da atual gestão. Segundo Almeida, a unidade da zona Leste — com entrega prevista para o próximo mês — será a maior de todas, reforçando o compromisso assumido em seu plano de governo.

“Estamos cumprindo à risca o nosso plano de descentralizar as ações da Guarda Municipal. Esta aqui é uma base ampliada, com monitoramento, integração com a Defesa Civil e toda uma estrutura para colaborar com a segurança pública da cidade”, afirmou o prefeito.

Como complemento aos investimentos em pessoal e infraestrutura, o município avança também na implantação do projeto Smart Manaus, que utilizará tecnologia de reconhecimento facial em espaços públicos administrados pela prefeitura, como terminais de ônibus, escolas, UBSs, feiras e mercados. O objetivo é ampliar a inteligência urbana e apoiar a segurança de forma preventiva e estratégica.

Igualdade de oportunidades e responsabilidade fiscal

Até o momento, o prefeito David Almeida já anunciou três importantes concursos públicos: o da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com 1.500 vagas para professores, pedagogos e profissionais da área técnica e de apoio; o da Manaus Previdência (ManausPrev), com oportunidades para analistas e técnicos previdenciários; e o da Guarda Municipal, previsto para 2026, que reforçará o efetivo com novos guardas armados.

Esses certames integram uma política consistente de valorização do serviço público, expansão das ações municipais em áreas essenciais e cumprimento dos compromissos firmados com a população. Além disso, asseguram igualdade de oportunidades, garantindo que qualquer cidadão que atenda aos requisitos possa disputar as vagas em condições de isonomia.

A viabilização desses concursos é resultado de planejamento, responsabilidade fiscal e equilíbrio orçamentário, pilares que demonstram a capacidade administrativa da atual gestão para gerar empregos estáveis e fortalecer os serviços públicos com transparência e segurança jurídica.

Artigo anteriorInovação amazônica: empresário lança gin com jambu e abre caminho para exportar aos EUA
Próximo artigoHomem é executado com 8 tiros na cabeça no Manoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.