Novo protocolo para pacientes com AVC é implementado em manaus

Hospital Santa Júlia implementa novo protocolo para pacientes com AVC - Foto: Divulgação

O Hospital Santa Júlia está trazendo para Manaus um protocolo inédito de atendimento a pacientes acometidos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que é o “Protocolo de Stroke” ou “Protocolo de AVC”. Trata-se de uma série de procedimentos sistematizados, com triagem direcionada desde a entrada na emergência do hospital, passando por atendimento especializado de neurologia e neurocirurgia, podendo ser submetido a procedimento de neurointervenção e internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O procedimento aumenta significativamente a chance de recuperação do paciente e minimiza a possibilidade de sequelas.


O processo começará a ser colocado em prática no dia 12 de dezembro, junto com a inauguração da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, que passa a oferecer 30 leitos, sendo 5 exclusivos para pacientes de AVC. Para a implementação do protocolo em Manaus, o Santa Júlia convidou o médico neurorradiologista Pedro Magalhães, uma das principais autoridades nacionais sobre o tema. Ele fará um treinamento de uma equipe inteiramente multiprofissional e passado para uma equipe que vai desde o porteiro do hospital, passando pelo o médico neurocirurgião até os fonoaudiólogos e fisioterapeutas que farão o acompanhamento do paciente.

Hospital Santa Júlia implementa novo protocolo para pacientes com AVC – Foto: Divulgação

“Além dos leitos para pacientes de cuidados gerais e dos com problemas coronarianos, serão acrescentados mais cinco leitos específicos para pacientes com problemas neurológicos agudos e que precisam passar por esse tipo de protocolo. Cada leito da UTI é uma unidade separada, com equipamentos, equipe médica e atendimento diferenciado”, explicou o médico cardiologista intensivista e coordenador da UTI, Gilberto Gama.

“Dados mostram que menos de 1% dos pacientes de AVC têm atendimento adequado para esse tipo problema. Com a implantação desse protocolo, pretendemos diminuir os índices de mortalidade e melhorar a qualidade de vida desses pacientes”, afirmou a neurologista clínica do Hospital Santa Júlia, Drielle Sales.

A cada cinco minutos, um brasileiro sofre com Acidente Vascular Cerebral (AVC), o que ocasiona aproximadamente 100 mil mortes por ano no País, segundo dados do Ministério da Saúde.

Artigo anteriorPrimeira parcela do 13º salário deve ser paga até dia 30
Próximo artigoConfira as alterações nos locais de jogos da Libertadores Feminina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui