Novo selo da ANR certifica restaurantes seguros contra o coronavírus

Selo oferece confiança para bares e restaurantes, orientando e comprovando boas práticas de saúde contra a covid-19 para empreendedores poderem reabrir suas portas com segurança - foto: divulgação

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e o Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), assinaram uma parceria para a certificação Safeguard.


O setor de bares e restaurantes foi um dos mais impactados pela covid-19 no Brasil e a reabertura de suas portas exige cuidados para a saúde de clientes, empregados e proprietários. O selo certifica que as empresas adotaram todas as medidas preventivas exigidas e específicas para atuarem com segurança.

A ANR reúne 400 associados, responsáveis por mais de 8 200 estabelecimentos em todo o país, que, com a parceria, ganham condições especiais de pagamento para se adequarem ao novo cenário econômico e sanitário.

A certificação conta com avaliações presenciais conduzidas por avaliadores qualificados e capacitados no segmento. “A adoção do Safeguard é uma maneira de mostrar que o local adota medidas de prevenção à covid-19, auditadas por uma empresa de reconhecida seriedade.

Essa mobilização por parte do setor é fundamental para iniciar uma retomada das atividades sem colocar os públicos envolvidos em risco”, afirma Alberto Lyra, diretor executivo da ANR.

“A pandemia está transformando diferentes setores e os empresários precisam reagir com agilidade para garantir a qualidade e a segurança nos empreendimentos. Cada segmento de negócio tem suas especificidades e o Bureau Veritas atua de forma estratégica, oferecendo sua experiência de quase 200 anos em mais de 140 países para apoiar as sociedades a se adaptarem a cada nova realidade”, destaca José Cunha, diretor de Certificação do Bureau Veritas.

O Safeguard certifica que foram adotadas as práticas de segurança nos bares e restaurantes. São medidas de distanciamento social, de higiene, limpeza e desinfecção do espaço físico, práticas de manipulação, armazenamento e preparo de alimentos, equipamentos usados por equipes, como luvas e máscaras, e especificações de cozinha.

É recomendado o uso de sistemas de pagamento contactless para evitar ao máximo o contato dos clientes com dinheiro ou máquinas de cartão, mas os colaboradores do restaurante precisam estar treinados para desinfecção contínua dos equipamentos e para se higienizar após o recebimento do dinheiro quando o cliente não dispor de outra forma de remuneração.

Precisam ser inseridas, no dia a dia da empresa, rotinas que tornem o pagamento seguro contra riscos de contágio.

Os clientes podem verificar se o restaurante que escolheram estão certificados e a validade do selo por meio do QRCode que a empresa recebe e deve deixar em local visível ou pelo site acessível no link www.bvsafeguard.com.br.

Neste endereço, qualquer pessoa também pode procurar um restaurante certificado com o Safeguard para frequentar opções mais seguras de alimentação.

Atuação da entidade

A ANR tem atuado de forma consistente para que a reabertura de bares e restaurantes aconteça da maneira mais segura possível em todo o país. Além do selo de certificação, a entidade lançou recentemente o Protocolo de Procedimentos de Boas Práticas para a Retomada das Operações de Restaurantes, Bares e Lanchonetes Pós-covid-19, mais completo manual oferecido até hoje para a retomada das operações do setor.

O conteúdo tem a participação de alguns dos maiores especialistas do país em Vigilância Sanitária. Todos indicaram boas práticas que serão essenciais para a correta higienização de ambientes, equipamentos e utensílios, a fim de garantir o resguardo da saúde de colaboradores e clientes. “Questões de saúde e segurança sempre foram prioritárias para restaurantes, porém, por conta da pandemia, esses pontos ganham ainda mais relevância.

Adaptações na rotina de trabalho são, e ainda serão, constantes por um bom tempo para os estabelecimentos do setor. Sem os devidos cuidados e sem garantias de prevenção aos clientes, a retomada e a recuperação seriam ainda mais complicadas”, conclui Lyra.

Sobre a ANR

A Associação Nacional de Restaurantes é uma entidade de âmbito nacional, que representa empresários e colaboradores do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de classe e junto à sociedade em geral.

Além disso, contribui para o desenvolvimento dos negócios do setor e auxilia na permanente capacitação de profissionais para o segmento. Os associados da ANR reúnem hoje mais de 9 mil pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes, franquias e grandes redes de alimentação.

Sobre o Grupo Bureau Veritas O Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Com receita global de 4,6 bilhões de euros, a empresa está presente em 140 países, atendendo 400 mil clientes com suas cinco divisões de negócios: Marítimo & Offshore, Agronegócio & Commodities, Indústria, Construção & Infraestrutura e Power & Utilities.

Com mais de 5 mil colaboradores no Brasil a empresa oferece seu portfólio completo de serviços, garantindo conformidade, controle de cadeias de suprimentos, antecipação de tendências, reduzindo riscos, aumentando eficiência e cuidando da reputação de seus clientes. Mais informações no site www.bureauveritas.com.br

Artigo anteriorGoverno exonera responsável por monitorar Amazônia no Inpe
Próximo artigoOnze casos de incêndios foram registrados neste fim de semana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui