Novos delegados da Polícia Civil do Amazonas tomam posse hoje(20)

Sede da Delegacia Geral de Polícia, em Manaus/Foto: Arquivo

Sede da Delegacia Geral de Polícia, em Manaus/Foto: Arquivo


O governador Omar Aziz preside, hoje, quinta-feira (20), às 19h00, a solenidade da formatura de 89 novos delegados da Polícia Civil do Amazonas (PCAM), que vão atuar no interior do Estado.


O evento será realizado no Diamond Convention Center, na avenida do Turismo, bairro Tarumã, na zona oeste de Manaus. Os novos delegados, aprovados no concurso da instituição de 2009 e que estavam no cadastro de reserva, foram convocados, em agosto do ano passado, e concluíram, em 25 de fevereiro, o curso de formação.

De acordo com o governador Omar Aziz, com a formatura, o número de delegados vai aumentar mais que o dobro e reforçar o trabalho da Polícia Civil no interior do Estado, dando mais celeridade e qualidade aos serviços prestados. “Quando assumi o governo tinha 153 delegados. No primeiro ano, nomeei 100 delegados e agora vamos formar mais 89, ou seja, na minha gestão colocamos 189, mais que dobramos”, ressaltou.

Omar Aziz destacou, ainda, que a ampliação do quadro dos servidores da segurança pública faz parte da política de fortalecimento da área que, nos últimos anos, recebeu grande volume de recursos com a implantação do programa Ronda no Bairro. O orçamento para a área saiu de R$ 600 milhões, em 2010, para mais de R$ 1 bilhão nos anos seguintes, que envolveram investimentos não só na ampliação do efetivo, mas na aquisição de viaturas e novos equipamentos, capacitação, e construção de novas estruturas.

De acordo com o delegado geral de Polícia Civil, Josué Rocha, os novos delegados estão preparados para contribuir na segurança do Estado. Ele destacou ainda o investimento feito pela instituição para ampliar o conhecimento dos candidatos à titularidade. “Durante o curso de formação entregamos para cada candidato um compêndio de normas da instituição. O livro contém as portarias normativas da Polícia Civil e as leis que regulamentam o Sistema de Segurança Pública do Amazonas. A experiência, é claro, vai ser adquirida no dia a dia da delegacia e na convivência com as pessoas, mas eles vão ter uma ferramenta em mãos para auxiliá-los,” frisou.

Ao longo de três meses, os alunos-delegados participaram de intensas atividades do curso de formação que segue a matriz curricular nacional, cuja finalidade é trabalhar a preparação dos futuros delegados embasados nas áreas temáticas que envolvem ser humano e conflitos, valorização profissional e saúde do trabalhador, práticas reflexivas da profissão, cultura investigativa, segurança pública e violência.

O curso foi realizado no Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP – Campus de Ensino 2), na zona norte da cidade e, posteriormente, os discentes iniciaram um estágio supervisionado nas delegacias da capital e na Região Metropolitana do Estado para começarem a vivenciar o dia a dia da profissão. A formação contou com o apoio de profissionais especialmente escolhidos para a finalidade, que ministraram as aulas durante todo o período. Dentre eles, delegados e peritos da Polícia Civil, professores universitários e membros do Corpo de Bombeiros, cada um trabalhando disciplinas nas quais têm experiência.

 

 


Artigo anteriorTCE: Indícios de superfaturamento motivam suspensão de Licitações
Próximo artigoProdutores rurais promovem o 1º Feirão da Roça, em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui