Novos municípios do Amazonas são contemplados com o Pronatec Turismo

Instalação do programa no interior do AM/Foto: Divulgação

Mais oito municípios do Amazonas foram contemplados com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Turismo, através da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). A inclusão desses novos municípios é fruto da avaliação positiva do Ministério do Turismo, com os resultados do programa que a Amazonastur desenvolve desde 2013.
De acordo com a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, inicialmente, o Ministério do Turismo elencou apenas municípios próximos as cidades-sedes da Copa do Mundo e, no Amazonas, o Pronatec foi realizado em Manaus, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão e Presidente Figueiredo. Já em 2015, por solicitação, também da Amazonastur, o Ministério incluiu o  município de Rio Preto da Eva.


“Permanecemos reiterando solicitações de inclusão de mais municípios no Programa em tela, e obtivemos a avaliação positiva do Ministério do Turismo e que, a partir deste ano, considera Parintins, Barcelos, Tabatinga, Maués, São Sebastião do Uatumã, Itapiranga, Tefé e Borba, como inseridos no Pronatec Turismo, propiciando que esses sejam beneficiados com cursos de qualificação sem custos para as prefeituras”, informa a titular do órgão estadual de turismo.

Oreni Braga esclarece ainda que, a Amazonastur é somente responsável por desenvolver o Pronatec Turismo na Empresa, no Estado, e que as demais linhas de ações do Programa, são desenvolvidas pelas prefeituras municipais, com execução dos cursos pelas instituições do Sistema ‘S’ e Institutos Federais de Educação e CETAM, mas com o auxílio do órgão.

“Desde 2013 já foram capacitados cerca de 1,8 mil pessoas no segmento da atividade turística e atreladas ao setor. Agora, já comunicamos a boa notícia às Prefeituras dos novos municípios inseridos e solicitamos a indicação de representantes para conduzir o Programa, junto ao Ministério do Turismo e apresentar o Mapa de Demanda Identificada, relacionando os cursos e a necessidade de vagas para ser ofertadas” finaliza.

PRONATEC  – A Amazonastur desenvolve, desde 2013, o Pronatec, criado pelo Governo Federal, com o objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para alunos brasileiros. O Pronatec Turismo foi criado em decorrência da Copa do Mundo de Futebol, ocorrida no Brasil, e foi subdividido em três linhas de ação: Pronatec Turismo Cidadão, Pronatec Turismo na Empresa e Pronatec Turismo Desenvolvimento Local.

Artigo anteriorCâmara retoma debate sobre proibição de flanelinhas, em Manaus
Próximo artigoÉder Jofre comemora 80 anos de vida, ao lado de lendas do boxe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui