
Cerca de 95 milhões de reais serão injetados na economia do Amazonas com a antecipação de 30% do valor do 13º salário dos servidores estaduais, a ser pago nos dias 29 e 30 deste mês.
“É uma forma de fazer a economia girar. O pagamento antecipado favorece a economia e aquece principalmente o comércio, setor que mais se beneficia com a entrada desses recursos”, destaca o governador David Almeida.

A antecipação, de 30% do valor do 13º, deve favorecer os segmentos de vestuário e calçados, alimentos e da construção civil. Essa é a expectativa dos economistas e da própria Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus).
No dia 29, receberão os funcionários do grupo 1 e 2, que são os servidores que atuam no interior, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, aposentados, pensionistas especiais e hansenianos, além dos servidores que trabalham na capital das Secretarias de Estado de Educação e Saúde. No dia 30, a primeira parcela será paga aos pensionistas e demais servidores.
Segundo a Secretaria de Administração (Sead), as deduções relativas ao Imposto de Renda e Amazonprev só vão ocorrer no pagamento da última parcela do décimo, ou seja, dos 70%, que ocorre em dezembro.
Tradicionalmente, o 13º é utilizado para o pagamento de dívidas e regularização de crédito no comércio. A folha de pagamento do Estado foi concluída nesta terça-feira, dia 20, e a folha especial com o pagamento do 13º fecha no próximo dia 23.