O Centro de língua estrangeira do IFAM está sendo criado

Professores reunidos para criar o Centro de Idiomas.
Professores reunidos para criar o Centro de Idiomas do IFAM.

O Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura (Conepa) – entidade consultiva deliberativa das questões pesqueiras e aquícolas do Amazonas, promove nesta sexta-feira, 9, a 2ª reunião ordinária do órgão que vai discutir, entre outros temas, a introdução de novas espécies no Defeso.


O evento acontece no Miniplenário Cônego Azevedo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Avenida Mário Ypiranga, Parque Dez, às 14h.

De acordo com o secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e presidente do Conepa, Geraldo Bernardino, uma das principais pautas do encontro é discutir a retirada do Mapará do Defeso e a introdução de peixes como Jaraqui e Surubim na lista de espécies protegidas.

O Defeso, segundo ele, é uma medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução, a piracema, ou ainda de seu maior crescimento, favorecendo a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evitando a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes.

Aprovada pelo Conselho Superior (CONSUP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), a partir do segundo semestre de 2014 está prevista a criação do Centro de Idiomas (CIIFAM). A ação da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), por meio da Assessoria de Relações Internacionais, visa beneficiar alunos, quadro docente dos campi do Instituto e público local, com a oferta de cursos presenciais de línguas estrangeiras e indígenas.

A reunião de elaboração do Plano de Ação do Centro de Idiomas do IFAM, aconteceu nesta quinta-feira (08), na sede da Reitoria, e contou com a participação da assessora de Relações Internacionais do Instituto, professora Ana Célia Said, e dos professores de língua estrangeira do quadro efetivo dos campi. O encontro teve papel importante para discussão das ações destinadas a elaborar a apresentação, pesquisa e o diagnóstico do projeto de implantação do CIIFAM.

De acordo com o Pró-Reitor de Ensino (PROEN), professor Antônio Venâncio Castelo Branco, a instalação do Centro é de grande significância para o Instituto a fim de atender as demandas do Programa Ciência sem Fronteiras e outros programas de intercâmbio governamentais.

“Com a criação do Centro de Idiomas, estamos estreitado os laços de forma sistêmica com os campi no tripé Ensino-Pesquisa-Extensão. A partir da consolidação do Centro, teremos um número maior de alunos beneficiados por programas de intercâmbio”, disse.

Para professora Ana Célia Said, a reunião teve como papel verificar as necessidades físicas e organizacionais dos campi proporcionando à cultura da língua estrangeira no Instituto.

“Essa reunião tem como objetivo trazer a cultura da língua estrangeira para o IFAM e trabalhar com os professores para que dentro das necessidades de cada campus, possam concretizar o plano de ação do Centro”, disse a assessora de Relações Internacionais do IFAM, destacando a oportunidade futura do Instituto oferecer a aplicação de exames de proficiência em língua estrangeira.

Artigo anteriorJaponês é preso por porte de armas feitas em impressora 3D
Próximo artigo‘Guard-rail’ poderia ter evitado as 16 mortes na Djalma Batista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui