
Reprodução/Record News
O pré-candidato do PSD ao governo de São Paulo, Gilberto Kassab, disse na última quarta-feira (9), durante sabatina Record News/R7, que os eleitores do Estado “estão cansados do atual governo”.
— Há 20 anos São Paulo é governado pelo mesmo grupo. É um tempo grande demais. E várias respostas ao longo desse ano não aconteceram. Sinto no eleitor uma falta de entusiasmo com o governo, aquela sensação de que “já deu”. Queremos oferecer ao Estado uma renovação, num momento em que o Estado precisa dessa renovação.
Entre os principais problemas apontados pelo ex-prefeito de São Paulo está a questão da segurança.
— Quando o PSDB assumiu, a segurança era um problema e não tinha o PCC [Primeiro Comando da Capital] mandando nas cadeias. Agora, de dez anos para cá, ele existe e vem crescendo. Não há no governo uma preocupação em investir na área. E, enquanto não colocar mais verba, não vai chegar a lugar nenhum. Prioridade não é no discurso, é na ação.
Kassab disse ainda que, se fosse ele o governador, já teria implementado o rodízio de água no Estado.
— Se eu fosse o governador, já teria decretado racionamento. Projetos para melhorar o sistema de abastecimento de água existem, mas não foram implantados por falta de um melhor gerenciamento. Eu, como pré-candidato, não posso sair dizendo leviandades. Então, consultei técnicos, inclusive da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que dizem que o governo sabia que teria que haver racionamento.
Documento divulgado pela Sabesp cita oficialmente, pela primeira vez, a possibilidade de um rodízio de água neste ano na região metropolitana de São Paulo. Metade dessas cidades é abastecida pelo Sistema da Cantareira que, nesta quarta, registrou novo recorde negativo: o nível baixou de 12,7% para 12,5%.
O Relatório Anual de Sustentabilidade de 2013, publicado no final do mês passado, afirma que medidas drásticas poderão ser tomadas. “Se as chuvas não retornarem a índices adequados e, consequentemente, os níveis dos reservatórios não forem restabelecidos, poderemos ser obrigados a tomar medidas mais drásticas, como o rodízio de água”.
Sabatinas
A segunda fase de sabatinas da Record News e do R7 com os pré-candidatos ao governo de São Paulo teve início na última terça-feira (8). Já participou, além de Kassab, o deputado estadual Márcio França, pré-candidato do PSB.
As entrevistas prosseguem nesta quinta-feira (10) com o ex-ministro da Saúde e pré-candidato do PT Alexandre Padilha. Na sexta-feira (11), é esperado o governador Geraldo Alckmin, que ainda não confirmou sua participação.