O lixo continua à espera da enchente dos rios e igarapés de Manaus

Basta uma ligeira olhada em direção às margens dos igarapés da cidade de Manaus, para perceber um cenário deprimente e infestado de lixo doméstico, industrial e de sobra das festas dos programadores de eventos festivos. O lixo está lá esperando, pacientemente, pelas cheias dos rios, que devem começar em menos de dois meses.


É no período das cheias, que toneladas de material descartáveis são lançados no leito do Rio Negro, poluindo a orla até desembocar no Rio Amazonas, contaminando o meio ambiente, peixes e moradores ribeirinhos, rio abaixo.

O culpado é o poder público? Evidente que não. São as pessoas mal educadas, sem costumes, sem noção dos danos que os materiais descartáveis e todo tipo de lixo podem causar ao meio ambiente, quando jogados nos rios e igarapés. Ao poder público, recai a culpa pela falta de programas educacionais sobre o tema meio ambiente, como evitar a poluição e os seus malefícios.

Lixo é o que não falta, nas praias da Ponta Negra, Praia da Lua, praia do Tupé, praia do Açutuba, Cachoeira do Urubuí dentro da cidade de Presidente Figueiredo, o banho da cidade Rio Preto da Eva e demais. É tanta falta de zelo da população, que o poder público não consegue acompanhar, com a limpeza, o ritmo dos poluidores de praias, ruas e igarapés.

Lixo domina o leito seco dos igarapés de Manaus. foto: G. Cúrcio
Lixo domina o leito seco dos igarapés de Manaus.
foto: G. Cúrcio

A população mal educada, continua agredindo a natureza, indiscriminadamente. Quando ela responde, eles acusam os serviços públicos de limpeza urbana e até a Deus pelos seus males, mas, jamais a se próprios pelas toneladas de lixo, que despejam até das janelas dos carrões de luxo em plena avenidas do Centro da cidade.

Vereadora Rosi Matos (PT), faz indicação ao prefeito. Foto: G. Cúrcio
Vereadora Rosi Matos (PT), faz indicação ao prefeito.
Foto: G. Cúrcio

 

Projeto

Para amenizar os danos e reduzir a quantidade de lixo dos eventos festivos, que vão parar nos rios e igarapés, a vereadora Rosi Matos (PT), está fazendo uma indicação ao prefeito Arthur Neto (PSDB) para que ele tome as providências necessárias para a limpeza dos igarapés no período das vazantes e que envolva a população nessas ações.

A frente de obra proposta pela vereadora Rosi, teria como finalidade criar uma ampla ação de limpeza e conservação ambiental, mas envolvendo os moradores do entorno dos igarapés, hoje vistos como um dos principais responsáveis pela poluição dos leitos dos igarapés de Manaus.

Artigo anteriorGoverno prepara time de advogados para a defesa de Dilma, em impeachment
Próximo artigoA BR 319 já tem linha de ônibus entre Manaus e Porto Velho

1 COMENTÁRIO

  1. Somos a NERO Perícias e gostaríamos de oferecer o serviço de perícia GRAFOTÉCNICA e de AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS segundo as normas da ABNT 14.653 com emissão de laudo e formulação de quesitos, para retomada de bens, atualização patrimonial, operações bancárias, seguros, etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui