Ocupações irregulares são a causa única dos prejuízos em Manaus? – por Édson Sampaio

Rastro de destruição com as chuvas de sábado (25) em Manaus - foto: Cátia Maria

O período chuvoso tem causado sérios de danos a cidade de Manaus e grandes prejuízos aos moradores por causa das imprevistas enchentes e o deslizamento de terras.


Mas os prejuízos só são maiores por conta das ocupações irregulares? Com casas construídas sem os devidos cuidados com a segurança, às margens dos igarapés?

Em resumo, Manaus enfrenta uma das piores tragédias urbanas de sua história nas últimas décadas, mas não só em função das ocupações irregulares mas, também, pela omissão do poder público.

A cidade vem sofrendo a anos com o problemas da falta de investimento em moradias populares, principalmente, para os moradores das áreas de risco e o problema não vai ser resolvido da noite para o dia.

Os governos anteriores não investiram no setor da construção civil, em casas populares, como deveria, e a culpa sempre vai recair sobre quem procura um lugar para morar, não importa as condições do terreno.

Falta de planejamento

A falta de planejamento habitacional é um problema que vem se arrastando há anos em Manaus. Com um grande déficit habitacional de 25 mil casas, muitas pessoas se veem obrigadas a buscar moradia em áreas irregulares, sem os devidos cuidados com a segurança na edificação de suas casas.

Esse cenário foi agravado pela falta de políticas públicas efetivas e investimento do governo federal para solucionar o problema de falta de moradia e, que tem feito pessoas perderem tudo que conquistaram na vida, em poucas horas de chuva intensa.

Chuvas intensas

Com o aumento das chuvas, as áreas de risco na cidade ficam ainda mais comprometidas, podendo ocorrer deslizamento de terras, enchentes dos igarapés e muitos outros fatores de risco para a população.

Os investimentos em políticas públicas de habitação são essenciais para garantir moradia digna para a população e reduzir os riscos de ocupações irregulares.

Além disso, é necessário que sejam adotadas medidas para minimizar os riscos decorrentes das grandes chuvas na cidade. Isso inclui ações de prevenção, como o mapeamento das áreas de perigo e a realização de obras de infraestrutura para garantir a segurança da população.

Édson Sampaio é, sub-tenente da Polícia Militar do Amazonas, Pós-graduado em Gestão Pública.

Vídeo mostrando perda total de bens, de moradores:

Artigo anteriorCaprichoso e Garantido lotam o Sambódromo na primeira noite do ‘Ensaio dos Bumbás’
Próximo artigoMarina Silva participa de comitiva que visita áreas afetadas por fortes chuvas em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui