
No terceiro dia da Operação Ágata 11, o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) Pedro Teixeira, abordou 21 embarcações, apreendendo uma, por falta de condutor habilitado, nas proximidades do município de Novo Airão, no Amazonas.
Durante as atividades de Patrulha Naval e Inspeção Naval (PATNAV/IN), o Navio realizou, através da aeronave embarcada, ações de esclarecimento nas áreas próximas da localidade de Velho Airão-AM e do Parque Nacional do Jaú.
Na Operação, o navio conta com o apoio de dois Agentes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e dois policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental do Amazonas (BPAmb-AM), reforçando assim a grande interoperabilidade existente entre as Forças Armadas, Agências de Controle e Órgãos de Segurança Pública do Estado do Amazonas.
Adicionalmente, o Navio desenvolve ações socioeducativas, com distribuição de panfletos educativos para os tripulantes e passageiros de todas as embarcações que transitam nas proximidades do Porto de Novo Airão, aumentando assim a conscientização pela salvaguarda da vida humana, principalmente, o uso do colete salva-vidas.
