Operação ‘Brasil’ efetua prisões, apreende drogas e veículos, na Zona Oeste de Manaus

Material apreendido na operação/Foto: PC
Material apreendido na operação/Foto: PC
Material apreendido na operação/Foto: PC
Presos na Operação Brasil/ Foto: PC
Presos na Operação Brasil/ Foto: PC
Veículos recuperados/Foto: PC
Veículos recuperados/Foto: PC

Com intuito de combater o tráfico de drogas na Zona Oeste de Manaus, foi deflagrada na terça-feira (18), até a manhã de ontem (19), a operação “Brasil”, que resultou na prisão de Juliana Pinheiro Moreira, Richard Douglas Hadd Ribeiro, Anderson Rafael Ferreira da Silva,  e Francisco Cândido de Oliveira, o “Chico Bode”, e na apreensão de um adolescente de 17 anos.

Durante a ação foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pelo juiz Francisco Pessoa Almada, da 4ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecente (Vecute). A operação contou com a participação de Policiais Civis lotados nas delegacias da região, sob o comando da Delegada Suely Costa, Titular da 4ª Seccional Oeste.


As prisões começaram por Juliana, em cumprimento a mandado de prisão, no beco Brasiléia, rua Brasiléia, no bairro Compensa 2. De acordo com a Delegada Suely, a mulher era quem comandava o tráfico de drogas na área e em vários pontos do bairro Compensa. Em seguida os policiais prenderam em flagrante Richard Douglas, em via pública, na rua T6, bairro Compensa 3. Na manhã de ontem (19), as equipes prenderam em uma residência, situada na rua Bom Pastor, bairro Compensa 2, Anderson Rafael e na rua Brasiléia, mesmo bairro, os investigadores prenderam Francisco Cândido. O adolescente de 17 anos também foi apreendido na mesma área, ele seria um dos vendedores de entorpecentes da traficante.

No decorrer da operação, foram apreendidos aproximadamente 1 kg de substâncias entorpecentes com características de cocaína, oxi e skank, três automóveis, sendo um modelo Gran Siena, cor branca, placas OAK 1008, outro modelo Gol, cor vermelha, placas JWY 1660, e um modelo Ford Fiesta, cor preta e placas NOK 9085, além de R$ 7 mil em dinheiro, cinco notebooks, 15 celulares, e duas balanças de precisão.

A autoridade policial informou que as investigações iniciaram há quatro meses, e que os trabalhos para desarticular o tráfico de drogas na Zona Oeste, começaram a partir de denúncias da comunidade, realizadas nas Delegacias da área e ao número 181, o disque denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Juliana era considerada uma das chefas do tráfico de drogas nos bairros da Compensa.

“Esta mulher exercia fortemente o tráfico nesta área da cidade, e após a prisão do marido dela e da morte de alguns traficantes, ela se fortaleceu. Juliana tem aproximadamente cinco pontos de venda de entorpecentes, ou seja, ela tem o próprio território, além de disputar outras áreas com outros grupos de traficantes. A mulher é temida e impõe terror nos locais que comanda”, ressaltou a Delegada.

Conforme as investigações, Francisco Cândido é formado no curso de Direito e já foi estagiário no Tribunal de Justiça do Amazonas. “Nós temos denúncias contra ele há mais de um ano, informando que ele tinha acesso a informações privilegiadas, sobre representações e mandados expedidos. No momento em que cumprimos o mandado de busca e apreensão na casa dele, Francisco ainda tentou se desfazer das drogas jogando-as pela janela”, acrescentou a Delegada.

Richard, Francisco e Anderson foram autuados em flagrante por tráfico de drogas (Artigo 33 da Lei nº 11.343/06). Juliana e os três autuados em flagrante serão encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficarão presos à disposição da Justiça. O adolescente foi encaminhado à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), onde serão realizados os procedimentos cabíveis.

A Delegada Titular da 4ª Seccional Oeste, destacou ainda, que no momento da prisão de Juliana, o motorista dela identificado como Thiago Oliveira da Cruz, 25, foi detido e conduzido a unidade policial, onde foi indiciado por associação para o tráfico de drogas (Artigo 35 da Lei nº 11.343/06). A autoridade informou que ele responderá ao processo em liberdade.

Artigo anteriorMulher é presa ao tentar levar droga para o namorado na cadeia, em Urucurituba
Próximo artigoObama anuncia hoje(20), novas regras para imigrantes sem documento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui