Operação ‘Manaus Segura’ aponta em balanço da SSP redução de crimes, em Manaus

SSP/Am apresenta balanço/Foto:
SSP/Am apresenta balanço/Foto:
SSP/Am apresenta balanço/Foto: Divulgação
Auditório lotado acompanha a divulgação dos dados/Foto:
Auditório lotado acompanha a divulgação dos dados/Foto: Divulgação

A Operação ‘Manaus Segura’, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), completou um mês de atuação e reduziu os principais indicadores criminais na capital, no período de 16 de julho a 16 de agosto, segundo balanço apresentado, ontem (19), e que indica que durante os trinta dias de operação, os homicídios caíram 16%, as tentativas de homicídio 2%, lesão corporal 11%, latrocínio 63% e estupro 13%.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, além das ações da operação ‘Manaus Segura’, todas as 30 Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) do Ronda no Bairro, estão realizando operações pontuais nas áreas consideradas mais problemáticas, principalmente, prevenindo os crimes de roubo e furto, que costumam ocorrer em locais de grande circulação de pessoas.


Ele destaca que cerca de 400 policiais militares estão atuando na operação ‘Manaus Segura’. “É importante esclarecer para a sociedade que a polícia está nas ruas combatendo a ação de criminosos, tanto a Polícia Militar, no seu trabalho ostensivo, como da Polícia Civil, no trabalho de investigação e na prisão de suspeitos”, destacou Vital.

O secretário também destacou a produtividade das Polícias Civil e Militar durante o período da Operação ‘Manaus Segura’, quando foram registradas 1.369 prisões e detenções, a maioria por roubo, furto, tráfico de drogas e lesões corporais.  “Também registrados 123 apreensões de menores de idade, o que nos preocupa muito pelo envolvendo dessas crianças e adolescentes em crimes. Isso não é apenas um problema da segurança, mas envolve também a questão familiar”, disse Vital.

Avaliação

Na manhã desta terça-feira, dia 18, os titulares dos Distritos Integrados de Polícia da capital (Delegados da Polícia Civil e oficiais da Polícia Militar) se reuniram, na Escola Estadual Marcoantonio Vilaça, na zona Norte, para discutir os indicadores criminais do mês de julho.

O encontro é realizado mensalmente pela Secretaria-Executiva Adjunta do Programa Ronda no Bairro (Searb), como forma de nortear as ações de segurança em todas as áreas da cidade, segundo o secretário da Searb, coronel Raimundo Roosevelt. “Com os dados da criminalidade, cada DIP, por meio do comandante da Cicom e do delegado, pode traçar as metas para o combate ao crime”, disse.

O número de homicídios registrados em julho, 58 casos, foi o menor dos últimos três anos no mesmo mês.   Em 2012 foram registrados 101 casos de assassinatos no mês de julho. Em 2013, o número passou para 70 registros, apresentando uma redução de 30%.

Polícia Civil prende quadrilhas

O secretário Paulo Roberto Vital destaca ainda as prisões de quadrilhas especializadas em roubos que foram presas pela Polícia Civil. Uma delas, desarticulada no dia 5 de julho, era envolvida em assalto a residências e estabelecimentos comerciais na Zona Leste de Manaus. Foram presos Alcimar Silva de Alcântara, 43, Aluizo Marques Gomes, o “Pinto”, 32, foragido do regime semiaberto, Cezar Souza Santos, o “Baiano”, 37, natural da Bahia, e Wilson Dias Januário, conhecido por “Carioca”, 43. Os quatro já respondiam por roubo.

Em outra ação, a Delegacia Especializada em Roubos Furtos e Defraudações (DERFD), coordenada pelo Delegado Titular, Orlando Amaral, prendeu outra quadrilha que cometia assaltos à residências na cidade. Foram presos Pamela Cruz Assis, 18, Carlos Magno Griffith Pacheco, 26, Alan Ribeiro Falcão, 35, Vanderlan Damascena Rocha, 37, Cláudio Coimbra dos Santos, 31 e Cleber Silva do Nascimento, 34, o “Babuíno”, este indicado como líder da quadrilha, que morreu durante ação policial.

Artigo anteriorBanco Central lança novas medidas para estimular mercado de crédito
Próximo artigoSem solução, greve na Whirlpool caminha para o seu terceiro dia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui