
Uma operação realizada pela Polícia Militar Ambiental e pelo Instituto Natureza do Tocantins resgatou tartarugas e ovos de quelônios no Parque Estadual do Cantão, na região oeste do estado. Também foram apreendidos peixes, redes de pesca e armas. Uma pessoa foi detida e autuada por crime ambiental.
Segundo a PM Ambiental, a operação foi feita entre os dias 16 e 19 de agosto. Em um determinado local dentro do parque, os policiais encontraram 30 tartarugas e 48 ovos de tracajá dentro de sacos, no meio de um matagal. Porém, nenhum suspeito foi localizado para ser autuado.

Durante a operação também foram apreendidos, 1,3 mil metros de redes de pesca, além de materiais utilizados para capturar quelônios e duas armas sem numeração. Os objetos foram encontrados em um acampamento.
Os suspeitos fugiram do local ao perceber a chegada da polícia e apenas uma mulher permaneceu com 20 kg de peixe. Ela foi autuada em R$ 1,1 mil por pesca em local proibido.
Depois disso, os agentes soltaram as tartarugas e enterraram os ovos em praias dentro do parque. Os peixes foram doados para comunidades ribeirinhas e os materiais apreendidos levados para a sede da PM Ambiental em Caseara do Tocantins, na região oeste do estado.
Fonte: G1