
O reforço na segurança pública em Rio Preto da Eva, município a 70 quilômetros de Manaus e que recebe até 30 mil pessoas nos finais de semana, foi tema de audiência pública na manhã desta quarta-feira (20), na cidade.
A reunião contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Amazonas, Carlos Alberto de Andrade, o comandante da Polícia Militar, David Brandão, o delegado-geral da Polícia Civil, Frederico Mendes, e do prefeito Anderson Sousa.
Como providências imediatas, o secretário Carlos Alberto destacou que irá solicitar a instalação de câmeras de segurança na entrada e saída da estrada AM-010, com tecnologia para leitura de placas, o que pode identificar, por exemplo, veículos roubados. O comandante da PM anunciou também o reforço do policiamento na cidade, com apoio da Força-Tática, nos finais de semana.

Carlos Alberto apresentou, ainda, o projeto Cidade Segura, implantado em Presidente Figueiredo pela SSP-AM, sob a Coordenação da Secretaria-Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada. Um sistema de monitoramento integrado que agrega as forças estaduais e municipais de segurança naquele município. “O sistema tem dado resultados positivos em Presidente Figueiredo e com certeza, será assim em todos que aderirem ao projeto”, disse Carlos Alberto.
O prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, destacou o trabalho da Polícia Militar no município, fazendo as rondas em toda a cidade e da Polícia Civil na investigação de crimes. “Tenho certeza que todos os nossos problemas podemos resolver com as experiências dos atuais comandantes e gestores da segurança do Estado. E vamos estudar como trazer e manter o Sistema de Cidade Segura para o município e recursos para manter o projeto”, disse Anderson.

O prefeito ressaltou ainda que Rio Preto da Eva é um dos únicos municípios que possui Secretaria Municipal de Segurança Pública Municipal, e que é importante para integrar todas as forças para combater a criminalidade na cidade.
O comandante da Polícia Militar, coronel David Brandão, destacou a resposta imediata aos crimes tem sido imediata por parte das polícias. Nos últimos três casos de roubos e homicídios, Brandão informou que os infratores foram presos.
O delegado-geral da Polícia Civil, Frederico Mendes, afirmou a importância da integração na solução dos crimes. “A Polícia Civil também sofre com falta de efetivo também no interior, porém, a integração com a Polícia Militar e demais órgãos de Segurança nos permite atender as demandas, investigando crimes, levando à prisão os criminosos”, afirmou.
A reunião contou com a presença, ainda, do deputado estadual Augusto Ferraz, do promotor George Pestana, e demais gestores de segurança do município.