

Com o objetivo de aprimorar conhecimentos e trazer novas técnicas de piscicultura para o Estado do Amazonas, o deputado estadual Orlando Cidade (PTN), esteve visitando no fim de semana Puerto Montt, cidade localizada no sul do Chile, e considerada a capital mundial da criação de salmão de cativeiro.
Hoje, o Chile é o segundo maior produtor mundial de salmão, atrás apenas da Noruega, com mais de 700 mil toneladas processadas por ano. O país andino detém 36% da produção global, e a Noruega 43%.
“O salmão representa para os chilenos o que a Zona Franca de Manaus representa para os amazonenses. Uma economia forte voltada principalmente para a piscicultura, criação e engorda desse peixe tão rico consumido em boa parte do mundo”, ressaltou o parlamentar.
Citando Rondônia como um dos estados que hoje é um dos maiores produtores de peixes em cativeiro do país, chegando a 80 mil toneladas de pescado, Orlando Cidade disse que Rondônia mostra que é possível sim se produzir peixe em cativeiro.
“Este é um avanço para aquilo pensamos e sonhamos para o Estado do Amazonas. Com vontade política é possível transformar o Estado em um grande produtor de peixes do País. A produção de pirarucu, tambaqui e outras espécies típicas da Amazônia vai consolidar a posição do nosso Amazonas no que diz respeito à produção sustentável”, destacou Cidade.