
A Orquestra Barroca do Amazonas (OBA) fez a primeira apresentação da turnê nacional “Ópera no Brasil Colonial”, que tem um repertório inédito de músicas do século 18 executadas com instrumentos históricos característicos da época. O espetáculo foi apresentado na noite de sábado (14/12), na Igreja de São Sebastião, no Centro de Manaus.
Em pouco mais de uma hora, o público pode apreciar árias extraídas de obras importantes do período colonial como Não há mais Bárbaro, Guerras de Alecrim e Mangerona, Variedades de Proteu, entre outras.
Além de possuir instrumentos característicos, a Orquestra Barroca do Amazonas utiliza técnicas diferentes de canto e repertório, tornando as apresentações atraentes e exclusivas por resultarem de pesquisa de fontes musicais provenientes de acervos resgatados no Brasil e em Portugal, até então desconhecidos do público.
O convidado especial da noite foi o trompetista Celso Benedito, professor da Universidade Federal da Bahia, que veio a Manaus para ministrar um master class para os alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O tenor e coordenador administrativo da orquestra, Fabiano Cardoso, ressaltou a importância do resgate desses acervos e falou sobre a expectativa para a gravação do CD com o repertório inédito. “O objetivo do projeto é divulgar a música Barroca e torná-la conhecida, mostrando para as pessoas que no século 18 também já existiam óperas em português e a gravação do CD ajudará a difundir o estilo Barroco pelo Brasil”.
O projeto conta com o patrocínio da Petrobrás Cultural e percorrerá diversas cidades de Norte a Sul do país, divulgando a música Barroca, começando por Manaus. As próximas apresentações serão em março de 2014 passando por Belém, Salvador, Recife, Olinda e João Pessoa.