Os dez anos de atividade da Pastoral da Pessoa Idosa, lembrados na CMM

Sessão na CMM, em homenagem a Pastoral do Idoso/Foto: Robervaldo Rocha
Sessão na CMM, em homenagem a Pastoral do Idoso/Foto: Robervaldo Rocha
Sessão na CMM, em homenagem a Pastoral do Idoso/Foto: Robervaldo Rocha
Vereador Elias Emanuel e homenageadas/Foto: Robervaldo Rocha
Vereador Elias Emanuel e homenageadas/Foto: Robervaldo Rocha

Em homenagem e comemoração aos dez anos de atividade da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Manaus, completados no último dia 5 de novembro, a Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus (COMDCAI/CMM) realizou na tarde de hoje, quinta-feira (04), audiência Pública.

Na ocasião, o presidente da comissão, vereador Elias Emanuel (PSB), entregou a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa Regional Norte 1 e presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Maria das Graças Monteiro Castro, placa comemorativa pelos serviços relevantes feitos ao longo desses anos pela Pastoral as pessoas da terceira idade.


Representante o arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, Frei Manuel Silva, lembrou, durante a audiência, que a criação da Pastoral pela a igreja católica foi para ir além da assistência espiritual. “A Pastoral da Pessoa Idosa tem uma dupla união, que é promover a assistência espiritual, assim como levar as pessoas, amor, cuidado e responsabilidade aos familiares sobre as necessidades dos idosos”, destacou.

Para o vereador Elias Emanuel, apesar do avanço de políticas voltadas para a pessoa idosa, muito ainda tem que ser feito. Inclusive, nas universidades, onde estudantes de cursos de saúde, não estudam nenhuma disciplina voltada para a terceira idade. “A igreja é uma prova que não está vendo o fato do contingente futuro de pessoas idosas aumentarem, sem fazer nada. Ainda temos dificuldades, mas muitos avanços já foram feitos. Como a minha emenda ao Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus, que prevê a reserva de 2% do total de bolsas de estudo disponíveis em cada Instituição de Ensino Superior aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos”, lembrou.

Incentivo

A representante da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), Stella Torres, assegurou na reunião, que a partir de 2015, a universidade vai oferecer aos seus estudantes, a partir de 50 anos, curso de capacitação para líderes da Pastoral da Pessoa Idosa. “Vamos trabalhar para 2015 oferecermos aos nossos alunos o curso de capacitação de líderes para ajudarem no trabalho desenvolvido pela Pastoral. Até, quem sabe, para sensibilizar os jovens a serem voluntários da Pastoral,” afirmou.

Estiveram presentes também da reunião, a representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Larissa Aleixo; a coordenadora da Arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Cristina de Souza e a representante da Pastoral da Pessoa Idoso do Amazonas, Lilian Fernandes.

Sobre a Pastoral

A Pastoral da Pessoa Idosa é uma organização comunitária, de atuação nacional, que tem seu trabalho voltado na solidariedade e na partilha do saber. Tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, por meio da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, em um processo educativo de formação continuada, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização por meio das seguintes atividades:

Promover o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo, e cultural dos idosos; promover o respeito à dignidade e à cidadania das pessoas idosas, colaborando para a divulgação e implementação do Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003.

Artigo anteriorUEA realiza eleição para diretores de unidades acadêmicas da capital e interior
Próximo artigoTeatro é estratégia importante para a prevenção e cuidados na adolescência

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui