‘Os Heróis de Canudos’ serão homenageados pela Polícia Militar do Amazonas

BPM sediará homenagem aos heróis/Foto: Arquivo
BPM sediará homenagem aos heróis/Foto: Arquivo
BPM sediará homenagem aos heróis/Foto: Arquivo

O Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) homenageará, hoje (11), às 20h00, no pátio do Comando Geral da PMAM, na avenida Benjamin Constant, no bairro de Petrópolis, os 278 policiais militares do antigo Regimento Militar do Estado, reconhecidos pela corporação como heróis de Canudos, que, entre 1896 e 1897, lutaram ao lado de soldados do Exército, no sertão da Bahia, defendendo interesses da nação.

A Polícia Militar também fará a entrega de condecorações e honrarias aos policiais militares que mais se destacaram em suas atividades funcionais nos serviços operacionais e administrativos no decorrer dos anos 2013/2014. Autoridades civis e militares irão receber a Medalha Cândido Mariano e Diploma de Honra ao Mérito, evento que contará com a presença de todo o Comando da Polícia Militar, autoridades civis, militares e religiosas.

A Guerra de Canudos foi um movimento armado ocorrido nas proximidades do povoado de Canudos, no interior da Bahia, onde Antônio Conselheiro e centenas de jagunços lutavam contra a presença do Exército Brasileiro e Forças Púbicas de Segurança nos primeiros momentos da República, nos últimos anos do século 19.

O 1º Batalhão de Infantaria da Policia Militar do Amazonas, formado à época por um pequeno grupo de militares comandados pelo tenente-coronel Cândido Mariano, foi convocado para auxiliar no conflito.

O Museu Tiradentes, localizado no Centro Cultural Palacete Provincial (Praça Francisco Queiroz, s/nº, Centro, zona sul), possui registros documentais e fotográficos desse período. Um dos itens de destaque do acervo do museu é a Bandeira Brasileira bordada a ouro e prata por senhoras da sociedade paraense e presenteada aos policiais do Amazonas, quando eles passagem por Belém.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui