PAC Sumaúma Park oferecerá 20 tipos de serviços de utilidade pública

Gov. José Melo inaugura PAC Sumaúma/Foto: Valdo Leão

Inaugurada ontem (25), nova unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) no Sumaúma Park Shopping, localizado na avenida Noel Nutels, no bairro Cidade Nova, objetivando o atendimento de toda a população da zona norte de Manaus, com o ferecimento de mais de vinte tipos de serviços de utilidade pública, como a retirada de documentos, registro de reclamações do consumidor e outras ações direcionadas ao cidadão.
“Estamos colocando os nossos PACs em pontos estratégicos. Esse é um local que agrega serviços novos, mas também a união com serviços de órgãos como a Prefeitura. Vai permitir à população vir aqui com conforto. A zona norte é uma área muito importante e que tem uma demanda muito forte. Cada vez que inauguramos um PAC novo, agregamos nele novos serviços. Aqui vai ter desde alistamento militar até as fazendas municipal e estadual. Todos os serviços do Estado, entre outros serviços importantes para a população. Vai ser muito útil à população”, destacou o governador.

Coordenado pela Ouvidoria Geral do Estado, o novo PAC Sumaúma funcionará em uma área de aproximadamente 1.136 metros quadrados. Um diferencial da nova unidade é a inclusão do Posto de Atendimento da Ouvidoria, espaço no qual o cidadão poderá registrar manifestações e obter informações sobre os órgãos que compõem a esfera estadual. Este é o quarto PAC inaugurado a partir do programa de reestruturação e ampliação do serviço. Este ano, o Governo do Amazonas colocou em funcionamento o PAC Galeria, no Centro de Manaus, o PAC Leste, na zona leste da capital e o PAC Vianorte, no shopping do mesmo nome, na zona norte.

Para a abertura do PAC Samaúma, o grupo empresarial responsável pelo centro de compras investiu R$ 1,3 milhão na montagem da infraestrutura, incluindo mobiliário e equipamentos. A Ouvidoria é responsável apenas pela disponibilização dos servidores que vão atuar no local. A opção por instalar PACs em shoppings tem diversas vantagens, segundo a Ouvidoria. Entre as principais, está a comodidade para a população uma vez que o espaço fica inserido em meio a um centro comercial diversificado.

A ouvidora geral do Estado, Zanele Teixeira, afirma que a estrutura do PAC Sumaúma conta com baias de atendimento, cadeiras para espera em área centralizada, elevador e saída independente para o estacionamento. “A iniciativa segue o novo padrão de reestruturação dos PACs. Nosso objetivo é que todos os postos tenham guichês de atendimento, oferecendo comodidade e segurança no atendimento ao cidadão, por meio de um ambiente humanizado”, disse.

Até outubro deste ano, mais de um milhão de atendimentos foram realizados nas unidades do PAC em todo o Amazonas, conforme dados da Ouvidoria. Os atendimentos até outubro tiveram crescimento expressivo frente ao contabilizado em todo o ano passado, quando 1,380 milhão de atendimentos foram feitos. Na capital, a Ouvidoria mantém nove PACs em funcionamento. No interior, o sistema está disponível em Manacapuru e Itacoatiara. Para 2016, estão programadas as reformas dos PACs dos bairros da Compensa e Educandos, nas zonas oeste e sul de Manaus, respectivamente.

Fazem parte da lista de unidades atuantes no PAC os seguintes órgãos e instituições: Bradesco e Bradesco Expresso, Cartório, Correios, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Eletrobras, Foto e Copiadora, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Junta Militar, Manaus Ambiental, Polícia Civil, Receita Federal, Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Amazonprev, Sinetram, Cetam, Susam e Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui