Palestinos formam ‘corredor humano’ em retorno ao norte de Gaza

Foto: REUTERS/Dawoud Abu Alkas

Famílias palestinas deslocadas pelo conflito entre Israel e o Hamas retornaram ao norte da Faixa de Gaza nesta segunda-feira (27), após Israel liberar os acessos.


O desbloqueio, anunciado pelo premiê israelense Benjamin Netanyahu no domingo (26), ocorre após o Hamas libertar o refém israelense Arbel Yehud e outras duas cativas, com mais libertações previstas até sexta-feira (31).

Imagens mostram palestinos retornando a pé, em carros, caminhões e carroças transportadas com colchões, alimentos e tendas usadas como abrigo por mais de um ano. A movimentação formou um “corredor humano” de milhares de pessoas pela orla de Wadi Gaza, próximo à praia.

Os primeiros grupos chegaram à Cidade de Gaza nas primeiras horas da manhã. Após dois dias de espera nos bloqueios, a primeira travessia foi aberta às 7h (horário local), e outra às 9h.

A liberação faz parte das negociações mediadas pelo Catar e pelo Egito no âmbito do cessar-fogo, com a promessa de libertar mais seis reféns israelenses até sábado (1º). A medida permitirá o retorno de cerca de 650 mil palestinos do centro e sul de Gaza ao norte, onde a maioria das residências é destruída após 15 meses de bombardeios.

Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, mais de 47 mil palestinos, em sua maioria mulheres e crianças, morreram durante o conflito.

Veja abaixo fotos da peregrinação palestina:

Milhares de palestinos retornam ao norte da Faixa de Gaza em 27 de janeiro de 2025. — Foto: REUTERS/Dawoud Abu Alkas TPX IMAGES OF THE DAY
Foto: REUTERS/Dawoud Abu Alkas TPX IMAGES OF THE DAY
Palestinos deslocados por conta do conflito retornam ao norte de Gaza — Foto: Reuters
Foto: Reuters
Milhares de palestinos retornam ao norte da Faixa de Gaza em 27 de janeiro de 2025. — Foto: REUTERS/Ramadan Abed
Foto: REUTERS/Ramadan Abed
Milhares de palestinos retornam ao norte da Faixa de Gaza em 27 de janeiro de 2025. — Foto: REUTERS/Ramadan Abed
Foto: REUTERS/Ramadan Abed
Palestinos formam 'corredor humano' em retorno ao norte da Faixa de Gaza em 27 de janeiro de 2025. — Foto: REUTERS/Mohammed Salem
Foto: REUTERS/Mohammed Salem

Fonte: g1/Mundo

Artigo anteriorPacto EJA: novo prazo para adesão vai até 20 de fevereiro
Próximo artigoVídeo mostra suposto PM atirando contra pessoas em casa noturna de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui