

Dados foram divulgados pela Semas nesta quinta-feira, 15. Regiões sudeste, nordeste, sul e centro têm alto risco de fogo.
Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) nesta quinta-feira(15) apontam que na última quarta-feira (14) o Pará teve 331 focos de queimadas, distribuídas em 43 municípios do estado.
De acordo com a Semas, a configuração de risco de fogo classificado como alto a crítico encontrou-se na maior parte do estado, destacando na região sudeste, nordeste, extremo do Marajó, sul e centro.
Neste período, os municípios que obtiveram maiores registros de focos de queimadas foram: Novo Progresso (81 focos), Altamira (40 focos) e São Felix do Xingu (29 focos).
Segundo a Semas, queimadas provocadas em florestas é considerado um crime ambiental. Conforme consta no artigo 50 do Decreto Federal 6.514/2008 incorre em infração destruir ou danificar florestas ou qualquer tipo de vegetação nativa ou de espécies plantadas sem autorização ou licença da autoridade ambiental competente, resultando em multas a partir de R$ 5 mil por hectare.
(Centralizado)