Paratletas amazonenses conquistam vagas para a Seleção Brasileira

Vitor Afonso conquista vaga na Seleção de Halterofilismo/Foto: Antonio Lima/Mauro Neto

Quatro medalhas de prata, uma de bronze, recorde batido e vagas na seleção, foi o saldo obtido pela delegação amazonense que  participou do Circuito Loterias Caixa de Natação e Halterofilismo (Para Powerlifting), no fim de semana, em São Paulo, com uma equipe formada por oito paratletas.
Pelo Halterofilismo, o paratleta Vitor Afonso (107Kg) conquistou a medalha de prata, bateu seu próprio recorde e obteve a vaga na seleção, juntamente com Lucas Manoel (49Kg). Desta forma, ambos já estão classificados para disputar o Mundial da categoria em setembro, no México. Enquanto isso, Eduardo Dantas (49 kg), Daniel Ferreira (72 kg) e Vitor Afonso (107 kg) faturaram a medalha de prata e Vanessa Menezes (67 kg) ganhou medalha de bronze.

Vitor Afonso conquista vaga na Seleção de Halterofilismo/Foto: Antonio Lima/Mauro Neto

De acordo com Vitor, o resultado positivo é fruto da preparação intensa de três meses, que além da parte física, tambem contemplou trabalho de fisioterapia e massoterapia. Todo o rendimento foi realizado no Centro de Treinamento e Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), localizado na Vila Olímpica de Manaus, Dom Pedro.

“Graças a Deus fui feliz no meu desempenho, bati meu próprio número, ficando em segundo lugar e também pude ganhar uma vaga pra integrar a seleção brasileira. Mas a equipe toda está de parabéns, fomos focados e conseguimos trazer bons números para o Estado”, comemorou Vitor, que carregou 155 kg, superando os 137 kg que também foi dele no ano passado.

Após as conquistas no Circuito, a delegação de paratletas se prepara para retornar aos treinamentos no CTARA, visando a próxima competição no mês de agosto, em São Paulo. “Ganhamos experiência, apoio e conseguimos destacar o nome do Amazonas. Agora vamos voltar aos treinos, preparar para a segunda fase do Brasileiro, que acontece em agosto, também em São Paulo”, explica Vitor.

Para o técnico Getúlio Filho, o desempenho dos paratletas se sobressaiu frente a outros estados e isso é motivo de orgulho para a comunidade esportiva. “Nós entramos para a competição com oito atletas e mesmo aqueles que não ficaram entre os três primeiros, figuraram entre os oito e isso é muito bom , pois o Circuito Caixa é o mais importante evento paralímpico nacional. Além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para os paratletas de elite, o evento desenvolve novos valores do esporte paralímpico do país, que é o caso dos nossos atletas mais novos, como o Lucas, um verdadeiro potencial do Amazonas. Tenho certeza que nas próximas edições a tendência é melhorar ainda mais e estamos felizes com o resultado”, frisou.

Resultados

Natação

Jean Claudio Valois: 4º lugar no 400m Livre – classe S6

Halterofilismo

Lucas Manoel (49 kg) : 2º lugar Junior e vaga na seleção

Eduardo Dantas(49 kg): 2º lugar Adulto

Carlos Cézar (72 kg): 7º lugar Adulto

Daniel Ferreira ( 72 kg): 2º lugar Júnior

Vanessa Menezes (67 kg): 3º lugar Adulto

Najara Bentes(67 kg): 4º lugar Adulto

Vitor Afonso (107 kg): 2º lugar Júnior, 4º lugar no adulto e vaga na seleção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui