
A Vila Olímpica de Manaus, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste, tem sido beneficiada pela iniciativa da Fundação Amazonense de Alto Rendimento (Faar). O objetivo é mostrar que é possível manter e recuperar locais públicos, desonerando o Estado em parte dessas obrigações, ao alugar espaços administrados pela Fundação e buscar parcerias com organizações da iniciativa privada.
A última parceria fechada foi com o Circo Marcos Frota, instalado na área do kartódromo. Os valores do contrato de locação por três meses, que somam R$ 30 mil, foram revertidos na aquisição de refletores de LED e cabeamento, que serão utilizados na iluminação do próprio kartódromo e da pista de atletismo. Desses refletores, 66 serão colocados na pista de kart e, após mais de 10 anos sem iluminação adequada, a pista de atletismo ganhará outros 60 refletores.

Segundo o presidente do kartódromo, James Bala, os esportes de alta velocidade vão ganhar muito com essa recuperação. “A falta de luz em alguns pontos dificultava a promoção de eventos e competições à noite. Agora, a pista iluminada representa mais competições, mais eventos esportivos, portanto já podemos esperar um ano de grandes feitos nas modalidades de motovelocidade, Hot Lap e kart”, pontuou.
A Vila Olímpica está recebendo benfeitorias graças aos aluguéis, cujos valores são aplicados na compra de materiais como lâmpadas e cabos. Além disso, empresas e interessados na utilização dos espaços também contribuem com doação de colchões, recuperação de móveis e realização de serviços como manutenção de equipamentos e pintura de paredes.