Patinação de velocidade: atleta de Tabatinga representa Amazonas no Mundial da Colômbia

Luis Tamayo com a Seleção Brasileira na Colômbia - Foto: Divulgação Faar

O Amazonas vai marcar presença no Campeonato Mundial de Patinação de Velocidade, em Ibagué, na Colômbia. Quem levará a bandeira do estado é Luis Felipe Acosta Tamayo, de 16 anos, convocado para a Seleção Brasileira após receber o patrocínio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar). A competição começa nesta sexta-feira (05/10), com disputas até o dia 13 de novembro.

O atleta amazonense foi “descoberto” pelo Governo do Estado durante visita da Faar a Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), cidade natal de Luis Felipe, onde o Governo se fez presente para coletar demandas locais e definir novas estratégias voltadas ao esporte do município. Na oportunidade, o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira, ao reconhecer o potencial do atleta, anunciou o investimento ao patinador.

Luis Tamayo competindo – Foto: Divulgação Faar

“Podemos ver o que o fomento em passagem aérea representa na vida de um atleta. Com a presença do Governo do Amazonas, em Tabatinga, verificamos o potencial do Luis e disponibilizamos a passagem para ele disputar o Campeonato Brasileiro, em Brasília. Foi lá, conquistou quatro medalhas e, agora, temos um amazonense na Seleção Brasileira de Patinação de Velocidade. É uma honra para o município de Tabatinga e para o estado do Amazonas, ter o Luis como representante em uma competição internacional desse porte”, afirma o diretor-presidente.

Pai e irmã com Luis Tamayo – Foto: Divulgação Faar

Luis Felipe começou a patinar com apenas 3 anos e 8 meses de idade. O talento e os ensinamentos vieram do pai, Luis Álvaro Tamayo, que era patinador profissional na Colômbia.

“Sou patinador de velocidade faz 13 anos. Participei de muitos campeonatos. Agora, no Mundial, o mais importante da minha vida, vou representar o Brasil internacionalmente. Vai ser uma experiência muito bonita. Eu agradeço de coração ao Governo do Amazonas”, diz o jovem atleta.

Além do Brasil, o Campeonato Mundial da Colômbia terá a participação de 38 países que disputarão as corridas nas categorias Sênior e Júnior, feminina e masculina.

Patinação de velocidade – O esporte faz parte dos jogos olímpicos e as competições são individuais contra o relógio ou em equipes. Os eventos geralmente são disputados ao ar livre, em pistas com paredes inclinadas ou em circuitos de estradas fechadas.

Na modalidade, são usados patins com rodas especiais, e freios não são permitidos. As provas da patinação de velocidade variam de 100m a 15.000m, com disputas de sprint, pontos, eliminação e maratona.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui