‘Peixe no Prato Solidário’ leva seis toneladas de pescado para famílias no Jorge Texeira 4

Foto: Herick Pereira/Secom

O governador Wilson Lima entregou, neste sábado (09/10), seis toneladas de tambaqui ruelo durante a quinta edição do programa “Peixe no Prato Solidário”. A ação ocorreu no Campo dos Gaviões Liga Municipal Desportiva do bairro Jorge Teixeira 4, zona norte de Manaus. O pescado foi adquirido de piscicultores da região metropolitana da capital para beneficiar mais de mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

Além do peixe, foram doadas uma tonelada de farinha e três toneladas de abacaxis adquiridas a partir do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).


Foto: Herick Pereira/Secom

“Essa é uma ação que nós estamos fazendo para garantir a segurança alimentar daquelas famílias em situação de vulnerabilidade social, pessoas que ficaram muito prejudicadas com a retração das atividades econômicas por causa da pandemia, e nós estamos tendo esse olhar diferenciado para essas pessoas”, disse o governador.

A ação é coordenada pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). As famílias beneficiadas são cadastradas junto à Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e ao Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).


Foto: Herick Pereira/Secom

“Nós somos muito gratos por essa entrega, que está ajudando muita gente carente. Vai ajudar a ter uma alimentação na nossa mesa, hoje vai ser muito melhor com esse peixe, com essa farinha e com esse abacaxi”, disse a moradora Aurora Gomes.

O programa “Peixe no Prato Solidário” foi idealizado pelo Governo do Amazonas para atender as famílias em vulnerabilidade social que tiveram suas situações agravadas durante a pandemia de Covid-19. A aquisição do pescado junto aos produtores regionais é realizada pela ADS, com recursos financeiros repassados pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror). A iniciativa oferece à população peixes frescos e de qualidade, como o tambaqui ruelo.


Foto: Herick Pereira/Secom

“Esse pescado que estamos comprando é de piscicultores, também estamos comprando o abacaxi da agricultura familiar, a farinha também da agricultura familiar. Então a gente está fechando um ciclo, porque estamos dando assistência técnica, viabilizando financiamento, estamos comprando dessas pessoas e estamos entregando para quem tem mais necessidade, quem mais precisa nesse momento”, ressaltou Wilson Lima.

Edições anteriores – Nas quatro primeiras edições, foram distribuídas 10 toneladas de tambaqui curumim, beneficiando aproximadamente 3,7 mil famílias, em Manaus e no Rio Preto da Eva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui