Peixes comercializados nas feiras da ADS são saudáveis para consumo , diz Especialista

Foto: Ruth Jucá/ADS

Nas feiras de produtos regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), o consumidor encontra produtos de qualidade e com o melhor custo-benefício. Com o pescado, não é diferente.

Os peixes comercializados nas feiras, tanto na capital quanto no interior, são provenientes da piscicultura, ou seja, são criados pelos produtores seguindo rigorosos padrões, desde o início do seu manejo, observando a qualidade da água e da alimentação desses peixes, até o momento que ele chega ao consumidor.

Foto: Ruth Jucá/ADS

Especialistas ressaltam que os peixes provenientes da piscicultura são seguros para a alimentação. O engenheiro de pesca da ADS, pós-doutor em Biologia Aquática, Aprígio Mota, especialista em Patologia, Parasitologia e Ecotoxicologia de Organismos Aquáticos, afirma que os peixes consumidos no Amazonas, especificamente o tambaqui de cultivo, seguem as boas práticas de manejo, controle sanitário e zootécnico sérios, sendo um alimento saudável e nutricionalmente completo.

Aprígio destaca ainda que não há evidências científicas ou comunicação médica associando a doença de Haff ao consumo de tambaqui ou qualquer espécie amazônica cultivada nas pisciculturas do Amazonas.

Além disso, os casos relatados associando a doença ao consumo de tambaqui da natureza são pontuais, raros e ainda necessitam de investigações e análises mais profundas para confirmação científica.

A ADS é responsável por implementar e executar políticas no setor primário, inclusive programas que incentivam a importante cadeia produtiva do pescado e da aquicultura no Amazonas.

Dessa forma, Aprígio Mota, reforça a segurança do consumo do pescado comercializado nas feiras patrocinadas pela ADS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui