Período chuvoso aumenta criadouros do Aedes aegypti, alerta FVS

Foto; Reprodução/Internet

Mesmo com redução significativa dos casos de dengue, zika vírus e chikungunya, é preciso redobrar cuidados com a proliferação do mosquito
Com aproximação do inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) alerta a população para o combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de dengue, chikungunya e zika vírus. De acordo com os dados epidemiológicos da FVS, órgão da Susam, houve redução significativa dos registros destas doenças entre 2016 e 2017, mas é preciso redobrar a vigilância no período chuvoso, quando aumentam os criadouros do mosquito.


O zika vírus é a doença transmitida pelo Aedes aegypti, que registrou a maior redução. Entre janeiro e outubro de 2017, foram notificados 620 casos, contra 5.945, no mesmo período em 2016, uma queda de 89,28%. A dengue reduziu 47%, saindo de 14.014 casos em 2016 para 7.408 em 2017. Já a chikungunya apresentou redução de 42%. Foram notificados 948 casos em 2016 e apenas 541 este ano.

Foto; Reprodução/Internet

“Por estarmos em uma região endêmica para o mosquito, é preciso manter o estado de alerta e as ações de vigilância, bem como as campanhas de conscientização, principalmente neste período de chuva, quando sabemos que os criadouros naturais dos mosquitos aumentam”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato Guimarães.

Para o chefe de Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, Cristiano Fernandes, a redução de casos é importante, porém com a chegada das chuvas ela pode desaparecer se caso a comunidade não fique alerta. “Cerca de 80% dos casos transmitidos pelo Aedes aegypti acontece de novembro a maio, por isso, é necessário reforçar a principal medida de prevenção voltada para a eliminação de depósitos de água uma vez por semana”, alerta.

A FVS-AM explica que o ciclo de vida do vetor desde a fase de larva até a fase adulta é de sete dias, por isso, há necessidade de manter a vigilância semanal nos locais de trabalho, escolas e também nas residências.

Artigo anteriorOperação Catraca prende em flagrante assaltante de ônibus
Próximo artigoEleição no Sindicato dos Jornalistas está sob liminar judicial do Trabalho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui