
Com o objetivo de esclarecer para aos consumidores sobre a qualidade dos combustíveis, disponibilizados em postos da capital, que comercializam produtos da Distribuidora Equador de Produtos de Petróleo LTDA, os pesquisadores e estudantes do departamento de Química, do Laboratório de Pesquisa e Ensaios de Combustível (LAPEC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), estão monitorando alguns postos da cidade.
Além dessa verificação, os postos revendedores ainda são obrigados a oferecer ao consumidor teste de qualidade in situ, desde que solicitados. A falta de informação sobre esses testes de qualidade in situ por parte do consumidor pode ser uma das causas da baixa solicitação desses testes nos postos revendedores, o que não contribui para coibir a adulteração de combustíveis. Portanto, há uma necessidade de explicação desses testes por uma pessoa especializada na área de combustíveis.

Segundo um dos responsáveis pelo projeto, o professor Jamal Chaar, a medida será benéfica tanto para sociedade, quanto para a comunidade acadêmica. “A população poderá acompanhar de perto os testes e confirmar a qualidade do produto. Já a academia ganhará com muito aprendizado e trabalho específico”, ressaltou.
Procurando alguns postos da cidade.
Gasolina, etanol e álcool serão avaliados por meio uma série de testes durante os próximos meses. A medida vai ajudar a evitar o consumo de produtos que venham causar danos como os resíduos nos bicos injetores, a perda de potência do motor, o aumento de consumo de combustível e a batida de pinos. Os testes serão realizados mensalmente nos postos da capital e verificarão dez parâmetros de qualidade. Entre eles está a cor, o aspecto e a densidade dos combustíveis, além de aferição da bomba.
O Laboratório de Pesquisa e Ensaio de Combustível é responsável por aplicar normas recomendadas pela ANP, para verificar a qualidade dos combustíveis coletados nos postos revendedores dos Estados do Amazonas e de Roraima. No entanto, desde 2015 esse monitoramento não é feito, provocando uma grande incerteza sobre a qualidade dos combustíveis comercializados nesses Estados.