
Pesquisa interna feita por representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, em todas as linhas de montagem e parte administrativa da Moto Honda da Amazônia constatou que 80% dos trabalhadores estão dispostos a aderirem ao plano de saúde Hapvida por causa da qualidade e proximidade do atendimento, hoje efetuado dentro da área do Distrito Industrial.
A pesquisa interna feita pelo radialista e Cipeiro, Sídney Silva e Luiz Carlos, que também são funcionários da Moto Honda, mostra também que os outros 20% dos trabalhadores que hoje estão dentro do plano da Samel e da Unimed trocariam para a Hapvida se tiverem a oportunidade de fazer a mudança ainda nesse primeiro semestre de 2018.

“A preferência é pelo plano de saúde da Hapvida em toda a fábrica. A pesquisa foi feita com 100% dos trabalhadores, por trabalhadores da própria montadora de duas rodas”, acentua o cipeiro Sídney Silva.
Sidney disse que é comum “agentes externos’ quererem impor planos e programas para os trabalhadores da Honda sem consultar os trabalhadores da Honda. O plano de saúde da Samel é um desses casos, que agentes externos impuseram um plano que não atende a necessidade dos trabalhadores, na sua integralidade, principalmente, porque a sua única unidade fica no Centro de Manaus, de difícil acesso. “A Samel, definitivamente, não atende o trabalhador como deveria e, a Unimed já está de saída da Moto Honda”, confirma Sídney.
Por outro lado, Sidney e Luiz Carlos destacaram que o trabalho de pesquisa veio mostrar a realidade da relação entre “trabalhar na fábrica conhecendo a necessidade dos trabalhadores in loco e, os agentes externos, que só aparecem quando tem interesse em impor determinado produto aos funcionários da empresa”.

A Hapvida já opera dentro da Moto Honda da Amazônia com 20% de adesão ao plano de saúde. No caso de uma quebra de contrato com as outras operadoras, a preferência é pela Hapvida, confirmou a pesquisa.