TCEAM
Início Brasil Pesquisa Vox Brasil: Lula dispara e Flávio Bolsonaro despenca depois do seu...

Pesquisa Vox Brasil: Lula dispara e Flávio Bolsonaro despenca depois do seu envolvimento com o Banco Master

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o envolvido em escândalo do Banco Master, Flavio Bolsonaro - foto: recorte

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (20) pela Vox Brasil aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026.

Segundo a pesquisa, Lula aparece com 46,8% das intenções de voto, enquanto o parlamentar registra 38,1%.


Banco Master

O estudo é a segunda pesquisa nacional divulgada após a repercussão do caso envolvendo áudios atribuídos a Flávio Bolsonaro e o banqueiro Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master.

O conteúdo veio a público em 13 de maio, em reportagem do Intercept Brasil, e mostra uma conversa ocorrida no início de 2025 na qual o senador negociaria o pagamento de US$ 24 milhões com Vorcaro. O valor seria destinado ao financiamento do filme “Dark Horse”, produção sobre a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na terça-feira (19), outro levantamento, divulgado pela AtlasIntel, também indicou desgaste da pré-candidatura de Flávio após a divulgação do caso. De acordo com a pesquisa, 45,1% dos entrevistados consideram que a candidatura do senador ficou “muito enfraquecida”, enquanto 19% avaliam que ela ficou “um pouco enfraquecida”. Outros 15% afirmaram que o episódio não afetou a disputa eleitoral.

Envolvimento direto

Ainda segundo a AtlasIntel, 51,7% dos entrevistados enxergam a conversa entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro como evidência de envolvimento direto do senador no caso relacionado ao Banco Master. Após a divulgação do levantamento, o Partido Liberal ingressou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com uma representação questionando a metodologia da pesquisa. A legenda sustenta que o questionário teria sido formulado de maneira a induzir respostas negativas sobre o parlamentar.

Outros cenários

Além da simulação entre Lula e Flávio Bolsonaro, a Vox Brasil também testou cenários de segundo turno envolvendo os governadores Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD). Com Zema, Lula obteve 48,5% contra 36,3% do governador mineiro. Já com Caiado, Lula ficou com 47,8% enquanto o governador goiano obteve 34,1%.

Primeiro turno

A pesquisa também avaliou um cenário de primeiro turno para a disputa presidencial. O levantamento, porém, ainda incluía o nome do ex-ministro Aldo Rebelo como pré-candidato do Democracia Cristã. No último sábado (16), o partido anunciou a substituição de Rebelo pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa como pré-candidato à Presidência. Segundo a Vox Brasil, a alteração não foi refletida na pesquisa porque o registro e o início da coleta ocorreram antes do anúncio oficial.

Veja abaixo:

Lula: 41,5%

Flávio Bolsonaro: 32,1%

Ronaldo Caiado: 5,9%

Romeu Zema: 4,1%

Renan Santos: 1,5%

Augusto Cury: 0,3%

Cabo Daciolo: 0,2%

Aldo Rebelo: 0,1%

Branco/Nulo: 4,9%

Não sabe: 9,4%

O instituto ouviu 2.100 pessoas em todo o país entre os dias 17 e 19 de maio de 2026. A margem de erro é de 2,15 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-02416/2026 e, segundo a empresa, foi custeado com recursos próprios no valor de R$ 50 mil.

MSN

Artigo anteriorFlamengo e Palmeiras disputam jogos decisivos pela Libertadores nesta terça-feira (20)
Próximo artigoVirginia Fonseca se pronuncia após polêmica com vídeo em zoológico de Dubai

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.