
O candidato ao Senado da República, Hissa Abrahão (PDT), deverá ser senador eleito pelo Amazonas no próximo dia 7 de outubro, quando terminar a apuração vinda das urnas. Essa é a leitura que as pesquisas vem desenhando nos últimos dias porque Hissa é o único candidato que vem ganhando eleitores.
Quando resolveu pleitear um cargo ao Senado, os outros candidatos já haviam definido as suas candidaturas. Hissa lançou seu nome ao Senado a partir do zero, quando as pesquisas já apontavam dois dígitoqs para Eduardo Braga (PMDB), Vanessa Grazziotin (PCdoB), Alfredo Nascimento (PR), Plínio Valério (PSDB) e Chico Preto (PMN)HH
A partir daí, Hissa Abrahão foi o candidato que mais cresceu nas pesquisas e ultrapassou com folga Plínio Valério, Chico Preto (que agora é candidato a vice governador), Luiz Castro (Rede), Luiz Fernando Santos (PSOL), e Rondinely Fonseca (PSOL), enquanto os demais concorrentes estagnaram e não mostraram mais nenhuma reação.

Atualmente Hissa Abrahão está empatado tecnicamente com Vanessa e Alfredo, mas leva vantagem sobre eles porque vem subindo nas pesquisas e pode disputar o primeiro lugar com Eduardo Braga, que sempre sai na frente no início e depois despenca, em função da sua peculiar rejeição, estigmatizada pelo seu mau humor e pedantismo.
A vitória de Hissa é dada como certa porque Eduardo, Vanessa e Alfredo chegaram ao ápice nas pesquisas, pararam de crescer e a tendência desses candidatos, daqui para a frente, é cair cada vez mais.
Outro fator de primordial importância que oferece números para garantir a vitória de Hissa, está na credibilidade de seus principais concorrentes que estão sendo denunciados de receber propinas, sendo três deles pela Operação Lava Jato.
Por outro lado, Hissa é amazonense, Ficha Limpa e vai concorrer com Fichas Sujas e campeões de rejeições. Por tudo isso e o que virá pela frente é que meu voto é de Hissa Abrahão, para Senador da República HissaHiHpelo Amazonas.
*Paulo Onofre é assessor parlamentar e programador cultural