
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 18, mais uma fase da Operação Lesa Pátria, contra manifestantes que participaram dos atos de 8 de janeiro, em Brasília. As equipes cumprem 16 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão em sete Estados e no Distrito Federal.
Os mandados foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Há equipes mobilizadas em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.
É a 10ª fase da operação para investigar as manifestações de 8 de janeiro, cujos trabalhos se tornaram “permanentes”, segundo a PF. O objetivo é “identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro”, informou a PF, em comunicado.
Os alvos da Lesa Pátria são investigados por crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
O STF começou na segunda-feira 17 o julgamento das primeiras denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra investigados pelos atos de vandalismo. Até agora, o órgão do Ministério Público Federal já denunciou 1.390 pessoas pelos atos de 8 de janeiro. Se a Corte receber as denúncias, os investigados se tornam réus e responderão a ações penais.
Fonte: Revista Oeste