PF deflagra operação contra garimpo ilegal no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na última sexta-feira (11) a Operação Murus Viridis, com o objetivo de combater o garimpo ilegal no interior do Parque Nacional dos Campos Amazônicos, unidade de conservação de proteção integral localizada entre os estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.


A ação contou com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Força Nacional de Segurança Pública.

Durante a operação, foram inutilizados seis escavadeiras hidráulicas, três caminhões, nove motores-bombas, três motocicletas e seis caixas separadoras. Também foram desmobilizados 16 barracões de garimpo e apreendidos cerca de oito mil litros de óleo diesel.

Segundo a PF, além da destruição das estruturas ilegais, foram realizadas diligências para coleta de informações e elementos de inteligência que devem subsidiar novas investigações. O objetivo é identificar os responsáveis pelo financiamento da atividade ilegal e possíveis conexões com o crime organizado.

A operação faz parte de uma estratégia mais ampla de enfrentamento aos crimes ambientais na Amazônia Legal, com foco na desarticulação das cadeias logística e financeira do garimpo ilegal e na proteção de comunidades tradicionais e ecossistemas da região.

Fonte: g1/Amazonas

Artigo anteriorA voz que rompe o silêncio: um ano da Ouvidoria da Mulher do TCE-AM – por Yara Amazônia Lins
Próximo artigoImagens de drone ajudam na vistoria de bens históricos no Centro de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui