
A Polícia Federal está com 40 homens cumprindo 3 (três) mandados de prisão, 5 (cinco) mandados de condução coercitiva e 6 (seis) mandados de busca e apreensão deflagrada hoje (16).
Esse é o resultado da Operação COURRIER, com objetivo de desarticular organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de cocaína.
As investigações tiveram início em 2014. A organização criminosa era baseada em Manaus/AM, e operava sofisticado esquema de remessa cocaína pura para o exterior, ocultando a droga em materiais industriais, fazendo uso de empresas de logística com alcance global.

A ocultação dos entorpecentes era realizada de maneira a impossibilitar a localização dos mesmos pelos processos tradicionais de fiscalização, inclusive raios-X, uma vez que eram selados em cilindros e peças de metálicas por profissional da área que se colocaram a serviço do crime organizado.
A cocaína traficada pela organização criminosa era de elevado valor no mercado ilícito de drogas, explorando como principais rotas de tráfico, a Europa, América do Norte e Ásia.
No curso das investigações foram feitas diversas apreensões de entorpecentes no Brasil, o que geraria lucros astronômicos para a quadrilha, caso tivessem chegado ao destino final.
Além das apreensões no Brasil, foram também interceptadas, em cooperação internacional, remessas de drogas para diversos países do mundo, inclusive com a prisão dos receptadores.
As diligências prosseguem visando apurar todas as remessas de entorpecentes realizadas pela organização criminosa, assim como no campo patrimonial do grupo.