PIB do Amazonas aumentou 5,34% em 2019

Foto: Reprodução

No quarto trimestre do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) do Amazonas totalizou R$ 26,884 bilhões. O montante representa uma alta nominal de 5,76% em comparação ao quarto trimestre de 2018, e taxa de crescimento real de 1,39%, descontada a inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em 2019, o PIB cresceu 5,34% (nominal) e 0,99% (real). Elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estudo completo está disponível em www.sedecti.am.gov.br, item Mapas e Indicadores.

As atividades que impulsionaram o crescimento com a maior expansão no volume de produção do período analisado foram: Impressão e reprodução de gravações, com 76,34%; Fabricação de máquinas e equipamentos, com 35,08%; e Fabricação de bebidas, com 23,40%, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. No ano, o setor apresentou expansão de 4,83% na comparação com 2018.

Na avaliação do secretário titular da Sedecti, Jório Veiga, a tendência positiva apontada pelos estudos deve ser mantida neste ano, a partir da execução de vários projetos em andamento voltados para a expansão do desenvolvimento econômico. Exemplo é o de implantação do Distrito Bio Agroindustrial da Amazônia – Polo Preto da Eva (Bio Darpe), uma ação intergovernamental entre aquele Município, Governo do Estado e Governo Federal, estimada em R$ 150 milhões, que deve gerar cerca de 10 mil empregos naquele município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui