
A pirataria nos transportes de trabalhadores para o Distrito Industrial é um problema antigo para as empresas regulares do sistema e, vem piorando nos últimos meses desse ano, muitos deles, agindo com violência e ameaças de agressão com arma de fogo.
Nessa manhã de (23), na porta da Fábrica de motocicletas, Moto Honda da Amazônia, os piratas chegaram a ‘ameaçar de morte’ o presidente do Sindicato dos Transportes Especial, William Enock, alegando que ele estava “atrapalhando os negócios deles”.
De acordo com William, um desses proprietários de ônibus piratas e um comparsa, cercaram o seu carro e ameaçaram atirar, caso ele continuasse a impedir que os seus ônibus trabalhassem no DI, mesmo estando ilegais.

Alerta do Sindicato nas primeiras horas da manhã
“Eu vou te matar!!!… Atenção trabalhadores, segundo informações, um empresário conhecido como (Carlão) do ramo de transportes para o Distrito Industrial, ameaçou de morte o Presidente do SINDESPECIAL – Sindicato dos Transportes Especiais “Gabriel Enock”, durante uma reunião agora a pouco em frente à Fábrica da Moto Honda, no Distrito Industrial”. Esse material foi copiado dos grupos de Whatsapp dos motoristas.
O fato foi registrado no 7º Distrito Integrado de Polícia, através de Boletim de Ocorrência (BO), tanto para registrar o ocorrido, como também, servindo para assegurar ao presidente William Enock o direito do exercício da presidência e da segurança dos trabalhadores dos Transportes Especial.

Piratas
Conforme levantamento feito pelo Sindicato, as aproximadamente 60 empresas piratas que operam no DI, ilegalmente, a maioria está irregular junto ao Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran) para o transporte de passageiros, a maioria não atende os critérios de segurança dos motoristas e nem dos passageiros, não pagam salários conforme a Convenção Coletiva da Categoria (CCT).
Os empresários das empresas irregulares, não pagam o café da manhã, o almoço, o plano de saúde aos motoristas contratados. “Eles agem como se fossem as Kombis lotação que fazem o transporte pirata no Centro de Manaus”, apontou Enock.
Enock também reclamou da violência dos piratas. “Desde que o atual presidente do Brasil disse que ia colocar um revolver na mão de cada cidadão brasileiro, os ‘piratas’ começaram a andar armados e ameaçando todos que tentam impedir os negócios irregulares deles”, finalizou.
