PL torna obrigatório o exame oftalmológico de crianças no ato da matricula escolar

Deputado Josué Neto(PSD)/Foto: Divulgação

Na sessão plenária de ontem (17), quinta-feira (17), os deputados aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Josué Neto (PSD), que torna obrigatória a realização do exame médico-oftalmológico para crianças ao ingressarem em creches, escolas públicas ou particulares, estabelecendo que as unidades de ensino deverão, no ato da matrícula, verificar se a criança foi submetida ao exame, e se necessário, fazer o seu encaminhar para a realização.
Josué Neto lembrou que uma das funções vitais que exige cuidados é a visão. Ele destacou que, se a criança tem dificuldade para enxergar é necessário que tenha o acompanhamento devido, que receba o encaminhamento médico necessário e o tratamento adequado. O deputado explicou ainda que o tema é uma questão de saúde e de educação, pois algumas crianças chegam a apresentar baixo rendimento escolar devido aos problemas oftalmológicos não identificados.


A Lei estabelece ainda que o teste do olhinho, também chamado de reflexo vermelho, não será considerado o primeiro exame de vista da criança. Ao falar sobre a Lei, Josué Neto apontou que muitas famílias têm como rotina levar os filhos ao oftalmologista mas, infelizmente, muitos pais ainda desconhecem a importância do exame oftalmológico nos primeiros meses de vida e no início da vida escolar, quando a criança se recebe com novas informações e passa a realizar atividades que exigem visão mais apurada.

Outro ponto justificado pelo parlamentar para a aprovação da Lei é o fato de que muitas vezes as crianças não percebem ou não sabem explicar as dificuldades que enfrentam com a visão e isso só é notado quando ela começa a vida escolar. A demora no diagnóstico pode resultar em menor desempenho das atividades físicas e intelectuais desta criança em relação aos demais colegas, além de gerar insegurança e outros problemas psicológicos, ou até a perda do ano letivo. Levar a criança para uma consulta oftalmológica pode contribuir não só para o aprendizado, mas para a felicidade e relacionamentos sociais desses futuros cidadãos, explica Josué.

Artigo anteriorPolícia encontra submarino fabricado para transportar drogas no Pará
Próximo artigoCentenas de meninas são salvas de cerimônias de mutilação genital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui