Policiais fazem testes rápidos para detectar covid-19

Foto: Reprodução

Seguindo ações preventivas de cuidados com a tropa, a Polícia Militar do Amazonas passou a realizar testes rápidos nos policiais militares que apresentem sintomas característicos da Covid-19, causada pelo novo coronavírus. A iniciativa acontece no Hospital da Polícia Militar (HPM), no Comando Geral, bairro Petrópolis, Zona Sul.


O sistema de triagem é realizado por meio do aplicativo Sasi, no qual o policial preenche um formulário relatando os sintomas aparentes da doença. Essas informações são analisadas de forma minuciosa por uma equipe médica da corporação. Um desses profissionais entrará em contato por telefone com o militar.

De acordo com a necessidade, o paciente será submetido a uma consulta por videochamada via Skype ou presencial. Aos que apresentarem indicação para a testagem, será definida data e hora para a realização do exame, que será feito de forma específica para isolar pacientes assintomáticos, evitando o contato destes com o vírus.

Os diagnósticos devem ser emitidos em aproximadamente 30 minutos. O ideal é que a testagem seja feita a partir de sete dias, após o aparecimento dos sintomas como febre, náuseas, dor de cabeça, falta de paladar, perda de olfato, dores no corpo. Esse é o tempo médio que o corpo precisa para produzir suas defesas contra o vírus, não sendo indicado se detectado de forma precoce. Antes desse período, a chance de dar negativo é grande, mesmo a pessoa estando contaminada.

Os policiais militares em serviço estão recebendo equipamentos de proteção individual (EPIs), que são distribuídos diariamente. Também foram realizados mutirões de limpeza interna e externa em todas as viaturas administrativas, táticas e especializadas, lanchas e Unidades Operacionais, incluindo a higienização com aplicação de ozônio, que diminui as chances de proliferação do vírus causador da Covid-19. Está ainda sendo elaborada uma cartilha para orientar e esclarecer o policial militar sobre como as pessoas podem se proteger do vírus.

Artigo anteriorAuxílio emergencial a comerciantes e catadores será pago pelo “Carteira Digital BB”
Próximo artigo“Digital Saber+” oferece atividades complementares para alunos da rede pública

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui