Policlínica Codajás realiza exame auditivo avançado

Foto: Divulgação/Susam

O Centro Especializado em Reabilitação (CER III) da Policlínica Codajás recebeu um novo aparelho auditivo para atendimento de pacientes do ambulatório de Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN). O aparelho Bera (Brainstem Evoked Response Audiometry, sigla em inglês) possui alta tecnologia e tem como principal função examinar a integridade das vias auditivas, desde a orelha interna até o córtex cerebral, dando mais celeridade ao diagnóstico dos pacientes.

O aparelho foi adquirido pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), juntamente com a Gerência de Maternidades, e entregue para a Coordenação de Triagem Neonatal. A coordenadora estadual de triagem neonatal da Susam, enfermeira Maria Luiza da Conceição, falou sobre como o novo equipamento vai ser essencial para a melhoria do serviço oferecido.

Foto: Divulgação/Susam

Com a nova aquisição, o ambulatório de triagem neonatal da Policlínica Codajás também irá ofertar o exame de emissão otoacústica, por meio do qual será possível determinar se existe ou não perda auditiva e, caso haja, se ela está relacionada com lesões na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico.

Segundo a fonoaudióloga, o módulo auditivo do CER III responde pelo acolhimento dos deficientes auditivos no estado, realiza diagnóstico, concessão de prótese auditiva e reabilitação das pessoas que apresentem limitações decorrentes da perda auditiva.

O exame também auxiliará no diagnóstico de crianças com distúrbios escolares e autismo, que são atendidas na policlínica, além dos surdos, que necessitam apresentar anualmente resultado de exame de audiometria e de emissão otoacústica para conseguir o benefício do passe livre.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui