Poluição em Manaus atinge níveis críticos, alertando para riscos à saúde

Foto: Recorte

Após amanhecer, novamente, sob forte fumaça, Manaus tem qualidade do ar considerada entre ruim e muito ruim, nesta sexta-feira (27). A informação é do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (AppSelva), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA),


O ar na capital amazonense está insalubre e a população pode começar a sentir efeitos na saúde.

O Índice de Qualidade do Ar é classificado, que vai de 0 e 300 e quanto maior significa mais poluição atmosférica e, com isso, mais problemas na saúde da população. Quando o nível fica ruim é porque está entre 200 e 299. Toda a população começa a sentir os efeitos na saúde.

A característica péssima é considerada quando os níveis estão acima de 300. Todos podem experimentar os mais graves efeitos na saúde, por isso, deve ser dado um aviso à população.

A poluição e fuligem no ar são como um “inimigo invisível”, que causa problemas respiratórios graves, principalmente entre crianças e idosos. A qualidade do ar é uma informação importante para a saúde pública. Entre janeiro e julho de 2024, quase 650 mil pessoas foram atendidas em hospitais com doenças respiratórias relacionadas às queimadas e à poluição.

Artigo anteriorCaixa realiza leilão com mais de 1.100 imóveis e valores a partir de R$ 59,2 mil
Próximo artigoAneel recomenda rejeição de proposta da Âmbar pela Amazonas Energia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui