
Como parte da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Governo do Amazonas promove o Ato Unificado contra violência sexual de crianças e adolescentes e contra a redução da maioridade penal, no calçadão da praia da Ponta Negra.
Organizado pelo Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, o ato, que terá a presença da primeira-dama do Amazonas, Edilene Gomes de Oliveira, visa sensibilizar a população sobre os temas. Iniciada no sábado, dia 16, a campanha tem como tema central “Esquecer é permitir. Lembrar é combater”.
A ação iniciou com panfletagem, bandeiraços e flash mob (dança sincronizada) em sete pontos de Manaus. Até o dia 19 de maio a campanha também promoverá caminhadas pela cidade, com destaque para o “Dia D”, no dia 18, quando haverá grande caminhada no Centro de Manaus com a participação da primeira-dama e do governador do Amazonas, José Melo.
Criado conforme a Lei Federal nº 9.970 de 18 de Maio de 2000, quando foi instituído o dia nacional da campanha para sensibilizar a sociedade sobre o problema, o Governo do Estado, também, aderiu à ação que, neste ano, acontece em parceria com as Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Assistência Social (Seas), de Educação (Seduc), Fundo de Promoção Social (PFS), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Conselhos Tutelares, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Comitê Estadual de Enfrentamento Sexual contra Crianças e Adolescentes, além de várias organizações não governamentais. A campanha acontece anualmente, é permanente e tem caráter educativo.